O ENSINO DO ALGORITMO DA DIVISÃO COM O AUXILIO DE MATERIAIS MANIPULATIVOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Algoritmo; Divisão; Sequência Didática; Materiais Manipulativos.
A presente pesquisa buscou mapear as produções científicas referentes ao tema de Sólidos Geométricos de Revolução com ênfase no Cálculo do volume da Esfera e também por novos mecanismos de ensino para o estudo desse Sólido de Revolução. Tal mapeamento foi realizado a partir da pesquisa por dissertações e teses, publicadas no período de 2012 a 2023. O levantamento do material ocorreu de forma online, no dia 29 de julho de 2023. Além disso, os fundamentos metodológicos dessas produções foram sistematizados para compreensão dos fenômenos discutidos ao longo dos últimos 10 anos a respeito das várias formas de ensinar Geometria Espacial. Assim, ao observarmos, entre as produções, trabalhos direcionados ao Ensino Fundamental nessa mesma linha de pesquisa, foi constatado que muitas estratégias significativas podem ser adaptadas ao Ensino Médio, buscando sempre a realidade do aluno e uma perspectiva visual apropriada para o desenvolvimento da aprendizagem significativa.