Banca de DEFESA: CARLOS HENRIQUE SOARES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS HENRIQUE SOARES DA SILVA
DATA : 12/02/2025
HORA: 17:00
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO:

O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAIS NO ENSINO DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS: ENSINO POR ATIVIDADES COM O USO DO GEOGEBRA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática. Números inteiros. Objeto de Aprendizagem. Ensino por Atividades Experimentais


PÁGINAS: 93
RESUMO:

A presente dissertação de mestrado apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGEM), da Universidade do Estado do Pará, intencionando responder a seguinte problemática: Uma sequência didática utilizando um Objeto de Aprendizagem criado no GeoGebra, potencializa a aprendizagem das operações com números inteiros? A pesquisa teve por objetivo analisar que efeitos uma sequência didática com o uso de um Objeto de Aprendizagem criado no GeoGebra tem na aprendizagem das operações com números inteiros. Utilizou-se como metodologia de pesquisa os pressupostos da Engenharia Didática de Artigue, que deter de quatro fases: (I) Análises Prévias, apresentamos um estudo sobre o estado da arte, onde foi feito pesquisas de trabalhos sobre o tema de operações com números inteiros, nessa fase também apresentamos fatores históricos sobre números inteiros e suas operações, e apresentamos o software GeoGebras que é o gerador do objeto de aprendizagem da nossa pesquisa. (II) Concepções e Análises a Priori, nessa fase, foi escolhido como fundamentação teórica o Ensino de Matemática por Atividades, o qual será a metodologia de ensino que apoiará a sequência de atividades produzida.  (III) Experimentação. Aplicamos uma sequência de oito atividade de redescoberta, onde os alunos tiveram que utilizar o Objeto de Aprendizagem, para fazer a aplicabilidade dos comandos determinados no roteiro de atividade.(IV) Validação e Análises Posteriori, nessa fase validamos os resultados alcançados na experimentação, tendo em vista que a abordagem utilizada possibilitou uma melhorar na eficácia da aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos foram comparados mostraram um desempenho qualitativo positivo dos sujeitos envolvidos, pois as atividades contribuíram para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e práticas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 5884268 - CINTHIA CUNHA MARADEI PEREIRA CAMPOS
Interno - 6002684 - FABIO JOSE DA COSTA ALVES
Externo à Instituição - TALITA CARVALHO SILVA DE ALMEIDA - PUC - SP
Notícia cadastrada em: 12/02/2025 14:37
SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2025 - UEPA - sigaa-prosel02.instancia4