Banca de DEFESA: ARTUR LIRA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARTUR LIRA DOS SANTOS
DATA : 03/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: SALA 04 - BL VI / CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - UEPA
TÍTULO:

APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MMC E MDC E REFLEXÕES RESULTANTES


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática. Teoria Psicologia Histórico-Cultural. Teoria das Situações Didáticas. MMC e MDC. Sequência Didática.


PÁGINAS: 141
RESUMO:

As pesquisas acadêmicas e as percepções de professores de Matemática mostram que os estudantes apresentam dificuldades na referida disciplina. Diante disso, esta pesquisa tenta contribuir para o ensino e a aprendizagem do componente curricular em questão, com foco nos conteúdos mínimo múltiplo comum (mmc) e máximo divisor comum (mdc). O problema de pesquisa a ser respondido é “que contribuições a utilização de uma sequência didática, elaborada segundo o modelo das Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARCs), traz para o processo de ensino e aprendizagem de mmc e mdc realizado com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental?”. Foi estabelecido como objetivo para este trabalho analisar as contribuições para o ensino e a aprendizagem de mmc e mdc resultantes do uso de uma sequência didática baseada em Cabral (2017). Como aportes teóricos e metodológicos, abordou-se a teoria Psicologia Histórico-Cultural de Vygotsky (1984), a Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (2008), a estrutura de sequência didática de Cabral (2017), a Análise Microgenética, segundo Góes (2000), e a Análise do Discurso, segundo Mortimer e Scott (2002). Discorreu-se também sobre trabalhos acadêmicos já realizados sobre o ensino dos referidos conteúdos matemáticos escolares, sobre pesquisa feita para entender como ocorre o ensino de mmc e mdc e a percepção de docentes sobre a aprendizagem desses conteúdos pelos alunos, bem como pesquisa realizada com estudantes egressos do 7º ano, para colher informações sobre sua experiência de aprendizagem dos referidos assuntos e suas dificuldades nos mesmos.  Com base nas pesquisas feitas com os professores, com os discentes e sobre os próprios objetos matemáticos em questão, foi elaborada uma sequência didática com o objetivo de ensinar esses conteúdos de forma dinâmica e na qual o educando construa o próprio conhecimento de forma gradual e reflexiva. Por fim, a sequência foi aplicada e avaliada utilizando a Análise Microgenética e a Análise do Discurso durante o processo de aplicação. Os resultados da pesquisa mostraram que durante o uso do material didático construído houve indícios de aprendizagem pelos educandos e mais dinamismo nas aulas, bem como mais reflexões, estabelecimentos de hipóteses, interações e ajuda mútua entre os estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GUSTAVO NOGUEIRA DIAS - CTRB
Interno - 469289 - MIGUEL CHAQUIAM
Presidente - 490431 - NATANAEL FREITAS CABRAL
Notícia cadastrada em: 02/10/2024 15:06
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