O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
ensino médio; Engenharia Didática; ensino de matemática por Atividades Experimentais; ensino de análise combinatória.
O presente trabalho apresenta uma proposta de pesquisa sobre o ensino de Análise Combinatória no nível médio que busca responder a seguinte questão de pesquisa: “Quais são os possíveis efeitos que a aplicação de uma Sequência Didática, fundamentada na resolução de problemas e no uso de atividades experimentais, podem ter sobre a compreensão e desempenho na resolução de questões sobre o assunto em estudantes do ensino médio?”, o objetivo do estudo é analisar os possíveis efeitos que a aplicação de uma Sequência Didática, fundamentada na resolução de problemas e no uso de atividades experimentais, podem ter sobre a compreensão e desempenho na resolução de questões sobre o assunto em estudantes do ensino médio. A metodologia de pesquisa que será adotada é a Engenharia Didática. Tendo a previsão de realização da experimentação em pelos menos uma turma do ensino médio da rede estadual na região urbana do município de Parauapebas no Pará. O referencial teórico adotado em nossa pesquisa fundamenta-se, entre outros, nos trabalhos de Almouloud e Silva (2012), Artigue (2018), Rosas (2018), Sá (2019), Sá (2022) e Sá, Mafra e Fossa (2022). Os resultados das Análises Prévias indicam que segundo professores da cidade, os assuntos que os discentes apresentam mais dificuldades envolvem resolução de situações problemas sobre Arranjo Simples e a resolução de situações problemas sobre Combinação Simples. A revisão de estudos sobre o assunto mostra que muitos assuntos relacionados ao conteúdo em tela poderiam ser abordados de diferentes maneiras em sala aula, usando recursos diversos e adotando diferentes metodologias, havendo a possibilidade de apresentarem melhores resultados no processo de ensino aprendizagem. Espera-se com os resultados do trabalho a ser desenvolvido produzirmos um estudo experimental sobre o ensino de Análise Combinatória por meio de Atividades Experimentais e a elaboração de um produto educacional na forma de Sequência Didática para o ensino do referido assunto.