Uma Sequência de Atividades sobre Tronco de Pirâmide Através de meios tecnológicos e Materiais Concretos
Ensino. Ensino de Matemática. Ensino de tronco de Pirâmide. Sequência didática.
Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo analisar os efeitos de uma sequência didática por atividades sobre o desempenho no ensino de Tronco de Pirâmide em uma turma de 3º ano do ensino Médio de uma escola pública estadual, no Município de Ananindeua/PA. Para a fundamentação metodológica optamos pela Engenharia Didática, a qual se constitui de quatro etapas. Inicialmente apresentamos as análises prévias, composta por uma revisão de estudos sobre ensino de tronco de Pirâmide e uma consulta a discentes do 3º ano do Ensino Médio sobre o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo. A segunda etapa do trabalho, concepção e análise a priori, apresenta a descrição do Ensino por Atividades como metodologias para o ensino de matemática, e uma sequência didática para o ensino de tronco de pirâmide, composta por 11 atividades nas quais utilizaremos as metodologias mencionadas. A terceira etapa da pesquisa, experimentação, acontecerá no segundo semestre de 2019. Nela descrevemos como será realizada a aplicação do questionário, pré-teste, desenvolvimento da sequência didática proposta e pós-teste, em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Ananindeua-PA. Na última etapa da pesquisa, análise a posteriori e validação, descrevemos como se dará a análise dos resultados obtidos durante a experimentação. As técnicas estatísticas de análise das informações produzidas ocorrerão por meio da comparação percentual dos resultados, utilizando o coeficiente de correlação linear de Pearson e Teste de hipótese. A validação dos resultados será realizada pela confrontação entre os dados obtidos nas análises a priori e a posteriori. Resultados e conclusões serão apresentados na versão final da dissertação, culminando em um produto educacional que venha a contribuir com a prática pedagógica de professores de matemática no momento de ensinar problemas de troncos de Pirâmide na educação básica.