Dissertações/Teses

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2015
Dissertações
1
  • SUELY MARIA MELO CHAVES
  • Concepções de Alunos do Curso de Medicina de uma Universidade Pública
    Estadual do Pará sobre o Processo Saúde-Doença

  • Orientador : CLEA NAZARE CARNEIRO BICHARA
  • Data: 30/04/2015
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  • A formação médica deve estar ancorada nas Diretrizes Curriculares Nacionais, para que se
    estabeleçam os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) vigente no país. Nessa estrutura
    de saúde é necessário que o profissional tenha visão ampla e integradora do processo saúdedoença.
    As concepções desenvolvidas durante a formação médica são essenciais, uma vez
    que, nortearão as habilidades práticas no SUS. Este estudo analisou as concepções de um
    grupo de alunos de uma escola médica estadual no município de Belém-PA, sobre o processo
    saúde-doença e discute a concepção curricular que utilizam sobre esse processo. Trabalhou-se
    com estudo exploratório, com uma abordagem qualitativa, analisando as informações em
    categorias, de acordo com as respostas dos sujeitos, processadas segundo a técnica de análise
    de conteúdo de Bardin. Foram entrevistados em outubro de 2014, 15 graduandos
    regularmente matriculados no 11º período de um curso com projeto pedagógico instituído em
    1999, utilizando um questionário com perguntas abertas dentro da temática proposta.
    Cumpriram-se as seguintes etapas: análise flutuante das respostas dos participantes,
    identificação das unidades de análise, definição das categorias e interpretação dos conteúdos.
    De acordo com as categorias analisadas, pode-se observar que este grupo tem as seguintes
    visões: quanto a concepção do processo saúde-doença julgam que não está centrado somente
    no aspecto físico, mas sim no estado de bem-estar biopsicossocial; em relação a formação
    destacaram a necessidade do corpo docente abordar o processo saúde-doença de forma que
    proporcione ao estudante a visão do paciente de maneira global, visto que a maioria dos
    docentes apresentou uma prática focada na doença; pontuam a necessidade de uma
    reformulação das práticas curriculares, onde estas sejam apresentadas previamente,
    permitindo que tanto professores, como alunos sejam conhecedores das diretrizes do curso,
    seus objetivos, propostas e metas, e assim possam também se inserir no contexto das novas
    propostas pedagógicas, de modo ativo, participativo, críticos-reflexivos, atuantes como
    agentes modificadores de realidades. Desse modo, ao analisar esta amostragem, pautada em
    um currículo já superado, tanto pelas novas diretrizes curriculares do ensino médico, como
    pelas próprias demandas sociais, onde o discente ainda atua de modo passivo, e docente
    permanecem de modo estático a reorientação do ensino, aguardar-se com grande expectativa
    que a implantação já iniciada do novo modelo de ensino nesta escola médica, permita a
    mudança dos paradigmas constatados neste estudo.

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