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Dissertações |
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ANA CAROLINA DIAS SEMBLANO
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FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, MONITORIA ACADÊMICA E PRÁTICA PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA
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Orientador : MARTA GENU SOARES
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Data: 17/03/2023
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Esta pesquisa tem como objeto central de estudo a monitoria na formação inicial de professores de educação física, em especial do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará (CEDF/UEPA). O estudo trata dos objetivos da monitoria na UEPA para os cursos de graduação, segundo a Resolução Nº 2808/15 e dialoga com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física projeto de 2008, considera a formação e a prática profissional dos professores egressos do programa de monitoria e bolsistas, com foco nas práticas de ensino e aprendizagem que tiveram ainda como monitores e as contribuições que desempenharam em suas trajetórias profissionais. Caracteriza as implicações de ordem acadêmica e profissional que resultam em contribuições da monitoria para a construção da prática docente, e de saberes que contribuem para a criação da identidade docente como professor formador no âmbito da educação física. Analisa as pesquisas no campo da monitoria como integrante do processo de formação inicial e identifica que ainda são escassas no meio educacional. Justifica a realização da pesquisa em demonstrar as implicações de ordem acadêmica e profissional aprimoradas com a participação no programa de monitoria da UEPA. A metodologia consiste em um estudo dialético, com o interacionismo simbólico como método de pesquisa e o tipo de pesquisa de campo, na modalidade de estudo crítico-interpretativa. Desenvolve na escrita o estudo do conhecimento do objeto monitoria e formação inicial de professores; aplicação e tratamento da entrevista dialógica com diálogos por meio da roda de conversa; análise crítico-interpretativa dos dados codificados - significados simbólicos - e aprecia os dados reunidos a partir dos conceitos e ideias dos autores acerca do campo de estudo. O lócus da pesquisa é o CEDF/UEPA e os participantes da pesquisa são os monitores egressos. Como instrumento de coleta de dados tem o questionário encaminhado para cento e setenta e quatro egressos do curso, onde obteve resposta de vinte e oito professores e professoras, em roda de conversa dialógica via plataforma Google Meet seis sujeitos concordaram em participar. Faz a redução de dados com a codificação de palavras, termos e acontecimentos organizados em quadros de significação. O resultado demonstra que a monitoria é importante para a formação profissional, porém não é exercida plenamente por todos os professores orientadores do programa de monitoria no curso, e de não existir a possibilidade de monitorar disciplinas fundamentais no currículo, pela ausência de professores adeptos da monitoria.
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JOSUE DE CARVALHO CASSEB JUNIOR
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Entre Silêncios, Agressões e Negações: A LGBTfobia nas vivências escolares de pessoas egressas do Ensino Médio em Maracanã/PA
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Orientador : LUCELIA DE MORAES BRAGA BASSALO
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Data: 27/03/2023
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Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa sobre Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará. Seu objetivo geral é compreender como pessoas LGBT egressas do Ensino Médio experienciaram a LGBTfobia em suas vivências escolares advindo de práticas pedagógica dos e das docentes diante de seus modos de existir; os objetivos específicos detem-se a reconstruir nas trajetórias de vida as experiências LGBTfóbicas a partir do processo de reconhecimento e de revelação de sua identidade de gênero e orientação sexual, assim como discutir se as experiências escolares são marcadas por ações de silenciamento da diversidade de gênero e sexualidades na escola e por fim problematizar iniciativas docentes e escolares relativas a atividades tematizando gênero, orientação da sexualidade e a LGBTfobia. A inquietação que embasa tais objetivos parte da questão: De que forma pessoas egressas do Ensino Médio, que expressam seu gênero e orientação sexual de forma não normativa, experienciaram efeitos da LGBTfobia na prática pedagógica na escola de Ensino Médio diante de seus modos de existir? Para entender, responder e alcançar os objetivos, este estudo utilizou-se da pesquisa qualitativa com abordagem na fenomenologia social, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa e posteriormente aplicação do método documentário de interpretação que nos possibilitou compreender os sentidos e significados que emanam das vivencias de vida no Ensino Médio das pessoas entrevistadas, ao qual identificamos no texto por Dandara, Paulo e Siena. A partir do processo interpretativo concluímos que a LGBTfobia infelizmente fez parte da realidade estudantil das pessoas entrevistadas, no qual pode ser confirmada a partir de três modelos de orientação intituladas de “Viver entre conflitos”, “LGBTfobia escolar” e “Pedagogia da Negação” que revelam uma educação/escola que reforça padrões heteronormativos de orientação da sexualidade e de identidade de gênero e práticas pedagógicas marcadas pelo inércia e silenciamento diante das situações de preconceito que excluem o diálogo e o contato com a diversidade sexual ao se omitir, relativizar e marginalizar o preconceito contra alunos e alunas LGBT.
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FLAVIO MOREIRA DE PAULA
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EDUCAÇÃO POPULAR E CLASSE TRABALHADORA: UM ESTUDO SOBRE A CASA DE EDUCAÇÃO POPULAR NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA, SUDOESTE PARAENSE
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Orientador : JOAO COLARES DA MOTA NETO
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Data: 29/03/2023
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A educação popular configura-se como uma concepção de educação que serve à causa popular e é feita pelo povo e com o povo, ou seja, expressa as lutas da classe trabalhadora por uma educação transformadora, libertadora e emancipatória. A história da Educação Popular no município de Altamira, estado do Pará, está diretamente ligada à história dos movimentos sociais que surgiram na década de 1970 e ganharam novas configurações logo após as novas situações econômicas e sociais geradas a partir da implantação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. A classe trabalhadora de Altamira ficou exposta a várias problemáticas ambientais, sociais e econômicas. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo analisar o processo educativo desenvolvido na Casa de Educação Popular (CEP) do município de Altamira-PA, em uma de suas frentes de atuação, o Cursinho Popular, bem como os seus impactos para a classe trabalhadora atendida. A pesquisa teve abordagem qualitativa e se caracteriza, metologicamente, como um estudo de caso. Utilizamos como instrumentos para a construção do corpus da pesquisa: o levantamento documental, a pesquisa de campo, a observação participante e a realização de entrevistas semiestruturadas. A entrevistas foram realizadas durante os meses de junho a agosto de 2021. Foram realizadas 15 entrevistas com os seguintes sujeitos: (i) Educandos; (ii) Professores; (iii) Coordenadores e (iv) Líderes de Movimentos Sociais. A partir dos resultados obtidos ficou evidenciado a importância das frentes de atuação da CEP na região, sobretudo, a importância do Cursinho Popular na vida dos educandos atendidos. Com sua perspectiva teórico-metodológica inovadora baseada nos princípios da Educação Libertadora de Paulo Freire, o Cursinho Popular teve diversos resultados positivos durante os mais de dez anos atuando na educação de jovens e adultos neste município. A importância da Educação Popular no município de Altamira, num contexto de vulnerabilidade social, teve participação incisiva no cotidiano dos indivíduos envolvidos no movimento, ficando claro que o Cursinho não só foi responsável pela aprovação de grande parte dos alunos mais pobres da cidade em universidades públicas e privadas, mas também teve impacto nos ensinamentos sobre cidadania e política à classe trabalhadora do município.
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GABRIELA ESTHER NASCIMENTO DOS SANTOS
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DEMOCRACIA E UNIVERSIDADE PÚBLICA NA ATUALIDADE DA SOCIEDADE BRASILEIRA: O QUE A UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES (UNE) TEM A DIZER SOBRE ESSES TEMAS HOJE?
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Orientador : SERGIO ROBERTO MORAES CORREA
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Data: 30/03/2023
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O presente trabalho tem como questão central de estudo a atuação da União Nacional do Estudantes no âmbito do debate sobre Universidade Pública e democracia entre os anos de 2015 a 2020. Desse modo, apontamos como questãoproblema: É possível identificar, na atualidade, um debate de projeto de universidade pública e de democracia para o país, protagonizado pela União Nacional dos Estudantes? O objetivo geral da pesquisa se apresenta em: analisar a contribuição da União Nacional dos Estudantes, na atualidade, para um projeto de universidade pública e de democracia na sociedade brasileira. E indicamos como objetivos específicos: Identificar a contribuição da UNE em diversos momentos da história brasileira, com enfoque no debate sobre democracia e universidade pública; analisar o posicionamento da UNE, em face da conjuntura de crise na atualidade, no tocante ao debate da universidade pública e da democracia no país; apresentar os avanços e limites da atuação da UNE em relação à defesa da universidade púbica e da democracia na conjuntura brasileira. As referências teóricas e epistemológicas estão no campo dos estudos do materialismo dialético e dos estudos decoloniais. A dissertação assume uma metodologia dialética materialista com enfoque decolonial enlaçada com procedimentos metodológicos como pesquisa documental, bibliográfica e entrevista semiestruturada. Assim, os dados analisados em conjunto com as narrativas dos militantes que foram interlocutores da pesquisa revelam a atuação UNE na disputa dos projetos de universidade pública e da democracia brasileira, tanto nos anos anteriores como no recorte analisado. Apontam para a existência de uma pluralidade de posicionamentos políticos que internamente buscam coesionar a atuação desta entidade frente à conjuntura que se apresenta.
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MILENE SUANNE NARCISO CORPES FARIAS
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES: como formar um professor pesquisador em música
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Orientador : ANA PAULA CUNHA DOS SANTOS FERNANDES
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Data: 25/04/2023
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O presente estudo intitulado “Formação de Professores: como está sendo formado o professor pesquisador em música” trata sobre a figura do Professor Pesquisador em Música, bem como a formação deste a partir de uma investigação realizada no curso de Licenciatura Plena em Música da UEPA (Universidade do Estado do Pará), Campus I situado em Belém. Sendo assim, a partir da problemática levantada, o estudo tem como questão central: como ocorre a formação do Professor de Música no curso de Licenciatura Plena em Música da UEPA/CCSE, e quais as contribuições dessa formação para o engajamento dos discentes na pesquisa? E como questões norteadoras: De que maneira a formação no curso de Licenciatura em Música da UEPA/CCSE é direcionada à pesquisa e desenvolve, de fato, nos alunos, um perfil de professor pesquisador? O conceito de Professor Pesquisador e a ideia de atuar sobre essa perspectiva está se consolidando na formação dos alunos do curso de licenciatura em Música da UEPA/CCSE? Tendo como objetivo geral analisar de que forma o curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado do Pará, no Campus I, em Belém, têm cooperado para formação de professores que fazem uso da pesquisa em sua prática docente. É uma pesquisa com abordagem qualitativa e conta como aporte os autores de base Gatti (2019) e Demo (2012). Os resultados mostraram que o curso de Música, por meio da colaboração dos docentes e da coordenação, tem procurado avançar no que é necessário para o perfil do educador musical, bem como preparar seus discentes por meio do engajamento em atividades, disciplinas e programas que estejam voltados à pesquisa. Pode-se concluir que são diversas as formas como um curso de graduação, e mais especificamente de licenciatura pode contribuir para a formação de professores que sejam professores pesquisadores, mas o que realmente fará toda a diferença é se de fato estão sendo oferecidas essas oportunidades e se sim, de que maneira, e ainda, se os discentes têm a compreensão de qual a importância de fazerem proveito dessas oportunidades para garantir uma formação completa e que lhe assegure uma prática docente eficaz e que gere bons resultados.
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JARLEANE DO SOCORRO BARBOSA DE MELO DOS SANTOS
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FESTIVAL DAS TRIBOS INDÍGENAS(FESTRIBAL): saberes e vivências da criança jurutitiense
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Orientador : NAZARE CRISTINA CARVALHO
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Data: 26/04/2023
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Esta pesquisa tem por objetivos identificar e analisar os saberes vivenciados e compartilhados pelas crianças que dançam no Festival das Tribos Indígenas da cidade de Juruti/PA, assim como os possíveis processos educativos no compartilhar desses saberes. Como método de estudo optamos pela Etnometodologia com o intuito de pormenorizar a descrição dos objetos que se está investigando, estes associados a elementos etnográficos, assim, buscamos princípios teórico-metodológicos que orientassem o trabalho de campo e ajudassem na escrita e reflexão desta investigação, por meio do olhar e do escutar o outro. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois, o maior interesse nesse estudo é capturar a perspectiva do participante nas situações cotidianas, assim, utilizei como técnicas para a coleta de dados a observação participante, a roda de conversa, entrevista individual, diário de campo, registro fotográfico e filmagem que ajudaram a dialogar com os sujeitos envolvidos na investigação e a compreender os objetivos do estudo. Para analisar esses dados fiz uso da análise de conteúdo com o objetivo de ultrapassar as incertezas da pesquisa e enriquecer a leitura dos dados coletados. Ao final do estudo realizado com doze (12) crianças, seis (6) de cada tribo, identifiquei cinco (5) saberes e práticas educativas compartilhados e vivenciados nesse contexto tribal: da ludicidade, do compartilhar, da afetividade, da espetacularidade, da ancestralidade. Nesse entendimento, concluí que diante das narrativas feitas e da compreensão dos saberes identificados no contexto do Festribal e da relação entre saberes e educação, entendemos que os processos educativos também são evidenciados em espaços culturais e que as crianças-brincantes, intérpretes desse estudo, vivenciam, partilham e perpetuam esses saberes com seus pares por meio da sua representatividade na dança.
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ROSÂNGELA ALBÉLIA RODRIGUES RABELO
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A EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO: a infância percebida por crianças da ilha de Cotijuba/PA
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Orientador : TANIA REGINA LOBATO DOS SANTOS
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Data: 04/05/2023
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O objetivo deste estudo é analisar a criança e a infância pela percepção das crianças em uma escola da ilha de Cotijuba-PA, sob o contexto de suas vivências e experiências na educação infantil. Como objeto de pesquisa temos, a criança e a infância na escola de educação infantil do campo. O problema consiste em saber, como as crianças vivenciam e percebem a infância, a escola e a educação infantil no campo? Os procedimentos teóricos metodológicos propostos têm como método científico o enfoque Materialista Histórico Dialético com ênfase na perspectiva Histórico-Cultural de Vigotski – o método de pesquisa é o dinâmico-causal, discutido por Delari Júnior (2015) em Questões de método em Lev Vigotski, cuja abordagem é qualitativa. Para o conhecimento do locus da pesquisa, utilizamo-nos de fotografias e entrevista não estruturada com um morador da ilha. As participantes da pesquisa são 20 crianças na idade entre 4 e 6 anos, de duas turmas multisseriadas de educação infantil de duas unidades pedagógicas, Flexeira e Seringal, pertencentes à Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira, localizadas na ilha de Cotijuba-PA. Como instrumento de coleta de dados utilizamos a observação participante, a roda de conversa e o desenho comentado; para tanto, os cuidados éticos foram adotados. A análise dos dados perpassa por uma categoria analítica e cinco unidades de análise. Os principais resultados do estudo nos evidencia crianças que se compreendem em sua condição de criança, percebem sua importância para a sociedade, sentem-se respeitadas por seus/as professores/as e tem consciência para significar e reelaborar com criatividade os instrumentos culturais com os quais convive; o que demonstra seriedade para se refletir práticas educacionais que considerem as especificidades das crianças em suas infâncias, na educação infantil do campo.
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LEONAN BARBOSA MONTEIRO
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Religião e Educação: A produção intelectual do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (2008-2021)
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Orientador : MARIA BETANIA BARBOSA ALBUQUERQUE
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Data: 08/05/2023
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Este estudo se concentra em analisar a relação entre educação e religião presente na produção científica de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (PPGED-UEPA) entre os anos de 2008 a 2021. Nessa direção, indaga: Como a produção científica da linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia do PPGED-UEPA compreendem o fenômeno educativo que se expressa nas diferentes religiões? Dessa questão central decorrem outras, a saber: Como essa área de saber dedicada as expressões da educação nas religiões se apresenta nas comunidades de pesquisa acadêmica e científica no campo da educação no Brasil e na Amazônia e, como o PPGED-UEPA se organiza para fomentar e produzir pesquisas dessa natureza? Com quais pensamentos teóricos essa produção de pesquisa dialoga para fundamentar os conceitos de educação, saberes e religião? E, que caminhos metodológicos orientam a produção dessas pesquisas? O Objetivo Geral consiste em analisar a produção científica da linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia do PPGED-UEPA que relaciona os temas da educação e da religião no período de 2008 a 2021. De modo mais específico, a pesquisa objetiva: identificar grupos de pesquisa, no Brasil e na Amazônia, interessados na temática das práticas educativas pelas religiões e entender como o PPGED-UEPA se organiza para fomentar e produzir pesquisas dessa natureza; analisar os pensamentos teóricos que norteiam a fundamentação dos conceitos de educação, saberes e religião; e, descrever as metodologias de sustento para a produção dessas pesquisas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, ao estilo estado do conhecimento, apoiando-se em autores como Soares e Maciel (2000), Romanowski e Ens (2006) e Ferreira (2002) onde há reflexões que ajudam a proceder com esse tipo de pesquisa. A perspectiva teórica de análise se baseia em Bourdieu (1975; 1976) na tentativa de compreender o campo científico e suas estruturas hierárquicas para, dessa maneira, entender que posição social ocupa a produção científica do PPGED-UEPA sobre as temáticas educação e religião no campo científico-educacional. Dentre alguns resultados, o estudo aponta as religiões como agências educativas portadoras de conteúdos, estratégias de ensino e visão de conhecimento, expressando o que se entende por educação não escolar. Entretanto, esta temática de estudo é uma área de investigação ainda circunscrita a poucos centros e grupos de pesquisa interessados nos fenômenos da educação nas religiões. Noutro ponto, as dissertações analisadas aqui compreendem os saberes e as práticas de educação nas religiões através do diálogo interdisciplinar com diferentes áreas do conhecimento como a Antropologia, a História Cultural, a Educação Popular, os Estudos Culturais, os Estudos Decoloniais, dentre outras. Como aporte metodológico, estes estudos acadêmicos trabalham com os procedimentos da Abordagem Qualitativa nas ciências sociais, da Etnografia em suas criativas vertentes (etnomedologia, poetnografia e fenomenologia), da História Cultural e da História Oral.
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JOYCE KARINA LIMA ROCHA
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UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO DOS/DAS ALUNOS/ALUNAS COM DEFICIÊNCIA NA EJA
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Orientador : TANIA REGINA LOBATO DOS SANTOS
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Data: 11/05/2023
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A presente pesquisa parte da seguinte problemática: quais as percepções e vivências dos/as alunos/as com deficiência e de seus familiares sobre a inclusão escolar na EJA? Desse modo, o objetivo geral foi o de analisar as percepções e as vivências dos/as alunos/as com deficiência e de seus familiares sobre a inclusão na EJA. A pesquisa se orientou tendo em vista estes objetivos específicos: descrever como acontece a organização para a inclusão do/a aluno/a com deficiência na Escola Flores; averiguar as percepções dos/as alunos/as e de seus familiares sobre a inclusão escolar dos/as alunos/as com deficiência; conhecer as vivências e as percepções dos/as alunos/as sobre as aulas desenvolvidas pelos/as professores/as; evidenciar os avanços e os desafios percebidos pelos/as alunos/as com deficiência e por seus familiares. Este estudo é de abordagem qualitativa, baseado na fenomenologia social (SCHUTZ, 1979) e no estudo de caso (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). O lócus da pesquisa é uma escola regular que disponibiliza a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), localizada no município de Belém, e adota como procedimentos metodológicos a observação in loco e a entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram: os/as alunos/as com deficiência e seus familiares. Os dados desta pesquisa foram obtidos por meio da categorização de análise de conteúdo de Bardin (1977). Como aportes teóricos foram utilizados: Araújo (2007), Marquez e Godoy (2020) e Haddad e Di Pierro (2000), Fernandes (2013), Mazzotta (2005), Jannuzzi (2012), Sassaki (2020), Mantoan (2003), Ferreira (2006a; 2006b; 2009). Também recorreu-se às legislações nacionais: as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1961; 1971; 1996) e à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Alguns resultados alcançados foram: ao traçarmos os perfis dos/as discentes, verificamos que eram jovens e adultos, cuja faixa etária varia de 15 a 48 anos, os quais, em suas trajetórias escolares, foram excluídos da educação regular. Dessa forma, seus familiares buscam na EJA a oportunidade de escolarização e socialização para seus filhos. No que se refere aos desafios identificados pelos/as participantes, eles estavam relacionados ao preconceito dos/as alunos/as sem deficiência e à ausência de práticas inclusivas por parte de alguns professores/as. Durante as observações, constatamos que esses desafios estão relacionados às aulas baseadas no método tradicional. Apesar dos desafios, os/as participantes identificaram avanços na aprendizagem dos/as educandos/as com deficiência após a matrícula na instituição, tais como: avanços na leitura, escrita, socialização, comunicação e também motivação para assiduidade da frequência escolar, pois havia na Escola Flores profissionais que realizavam aulas que consideravam as necessidades e as habilidades dos/as discentes da EJA
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GLAISE DE NAZARE RAMOS BASTOS RODRIGUES
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FORMAÇÃO EM ARTES CÊNICAS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS: processos pedagógicos inclusivos para o desenvolvimento integral dos discentes
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Orientador : IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
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Data: 15/05/2023
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O processo formativo é inerente a todos os sujeitos e a cada fase da vida novos aprendizados são necessários dentre eles o aprendizado de uma profissão, nesse sentido, esta pesquisa intitulada “Formação em Artes Cênicas de Pessoas com Deficiência: processos pedagógicos inclusivos para o desenvolvimento integral dos discentes”, tinha como questionamento central investigar: os processos de ensino aprendizagens em dança e teatro realizados na Escola de Artes Cênicas proporcionam a inclusão de pessoas com deficiência e contribuem para a formação integral do sujeito? Diante das questões propostas os objetivos da pesquisa são: objetivo geral de analisar como os processos de ensino aprendizagens em dança e teatro realizados na Escola de Artes Cênicas proporcionam a inclusão de pessoas com deficiência, e, também, contribuem para a formação integral dos seres humanos tendo como objetivos específicos: 1) Descrever como a Escola de Artes Cênicas desenvolve o ensino da dança e do teatro e como este ensino é adaptado para os discentes com deficiência; 2) Identificar quais os agenciamentos, numa perspectiva deleuze-guattariana, são estabelecidos no processo formativo; 3) Analisar se os agenciamentos podem ser definidos como agenciamentos pedagógicos, fazendo assim uma desterritorialização do pensamento de Deleuze e Guattari para educação; 4) Verificar como os campos de conhecimento em formação de professores, educação especial e artes se relacionam e promovem uma formação integral dos sujeitos. O método da pesquisa apresenta pistas de uma abordagem epistemológica ancorada nas concepções pós-estruturalista de Deleuze e Guattari, visto que para esses autores os problemas existentes são compreendidos como possibilidades para a criação de conceitos, pois mais importante do que dizer “o que é” uma coisa tentando definir sua essência, seria indagar as circunstâncias que as atravessam, utilizando-se de questionamentos acerca dos acontecimentos e buscando possibilidades de transformações. A pesquisa configura-se como uma pesquisa qualitativa utilizando-se da metodologia do estudo de caso. Como procedimentos da pesquisa foram realizados estudos bibliográficos acerca: a) da educação especial na perspectiva da educação inclusiva e referente a formação de professores para educação inclusiva e autores como Oliveira (2016), Pletsch (2009), Morin (1996, 2000, 2015), Dutra e Santos (2015), Dourado (2015), foram acionados para subsidiar a escrita; b) da educação integral e como ela contribui para a formação do sujeito, fundamentaram a discussão os seguintes autores Araújo (2015), Cardoso e Oliveira (2020), Carbello (2014), Cavaliere (2007), Freire (1987, 1996, 2011, 2013, 2015) e Guará (2006); c) sobre o ensino da dança e do teatro como promotores do desenvolvimento integral dos sujeitos, os autores que contribuíram foram: Canda (2000), Gaio e Penachione (2021), Japiassu (1992), Marques (1999,2010). Assim, destacam-se esses autores dentre muitos outros que foram acionados. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e os dados coletados foram agrupados em categorias de análises temáicas. Concernentes aos critérios éticos a pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética da UEPA e todos os entrevistados assinaram Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE). Como resultado constando-se que para os três discentes entrevistados a escola ainda não pode ser considerada inclusiva pois não possui uma politica de inclusão voltada para os discentes com deficiência de maneira que busque a acessibilidade tanto do aspecto estrutural quanto procedimentares e atitudinais, duas professoras coadunam com as interpretações apresentadas pelos discentes, para elas a escola não pode ser considerada inclusiva, pois, mesmo que já tenha realizado algumas ações ainda há muitas mudanças a serem implementadas para que de fato seja considera uma escola inclusiva. No entanto, para quatro dos seis professores entrevistados a escola pode ser considerada inclusiva pois está aberta para receber e trabalhar com a diversidade, contudo, os mesmos reconhecem que em relação a acessibilidade ainda precisa haver melhorias. Com referência a educação integral, todos os entrevistados, discentes e docentes, consideram que o ensino realizado na escola de Artes Cênicas não se limita apenas a transimissão de conteúdos, mas proporciona uma formação que considera aspectos biopsicossocais. Nas considerações finais são apresentadas reflexões acerca das falas apresentadas pelos entrevistados concernente aos processos de ensino aprendizagem realizados na escola de Artes Cênicas.
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JEANNE LIMA OLIVEIRA
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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E GÊNERO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO DE BELÉM
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Orientador : LUCELIA DE MORAES BRAGA BASSALO
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Data: 29/05/2023
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Este texto é resultado da pesquisa que teve como problema a seguinte questão: como as práticas pedagógicas são afetadas pela compreensão da relação do gênero por professores e professoras de educação física? Apontando a necessidade em responder essa questão, o objetivo geral tratou em compreender o modo como as relações de gênero estão presentes nas práticas pedagógicas escolares de professores e professoras de educação física do ensino médio. Além disso, os objetivos específicos analisaram como os/as professores/as entrevistados/as compreendem as relações de gênero, comparar as vivências do período escolar dos/das professores/as entrevistados/as com as suas aulas de educação física atualmente; e, discutir como se dão as estratégias dos/das professores/as para a inclusão de gênero nas suas aulas. Para alcançar e responder tais objetivos, foi utilizado a pesquisa qualitativa com abordagem na fenomenologia social de Alfred Schutz (1979), a entrevista narrativa de Fritz Schütze (2013) como instrumento de coleta de dados, além do método documentário de interpretação desenvolvido por Mannhein (1964) e adaptado por Bohnsack e Weller (2013) para compreender os significados e sentidos utilizados nas falas de seis professores e professoras de Educação Física entrevistados, atuantes no ensino médio em escolas públicas, privadas ou confessionais do munícipio de Belém – Pa. Os resultados demonstraram a falta de entendimento dos professores sobre as relações de gênero, levando a compreensão que a falta de informações por parte dos e das docentes é um fator determinante para a organização das suas aulas, podendo atingir a participação, especialmente das meninas, nas práticas corporais. Os entrevistados acreditam que não existem práticas corporais específicas para meninas ou meninos, porém demonstram que, em determinados momentos, utilizam o gênero como um fator de divisão para a composição e organização das aulas.
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TATIANE DE NAZARE RODRIGUES DA CUNHA
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SABERES DO RIO: o brincar da criança quilombola da comunidade São Sebastião no município de Acará/PA
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Orientador : NAZARE CRISTINA CARVALHO
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Data: 31/05/2023
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A pesquisa “Saberes do rio: o brincar da criança quilombola da comunidade São Sebastião no município de Acará/ Pa”, tem por objetivo, analisar os saberes compartilhados pelas crianças da comunidade São Sebastião, durante o brincar no rio Genipaúba. Como método de estudo trago a etnometodologia, com intuito de investigar o cotidiano da comunidade a partir do olhar da criança, sobre o contexto em que estão inseridas. Tal método foi associado a elementos etnográficos, ancorados em concepções teórico-metodológicas que norteassem a pesquisa de campo, contribuindo para a compreensão investigativa, tendo a criança como protagonista. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de abordagem qualitativa preocupada com a interpretação da dinâmica social da criança quilombola, no ato de brincar no rio. As técnicas utilizadas na coleta de dados foram: levantamento bibliográfico, observação participante, roda de conversa, entrevista individual, gravação de voz, diário de campo, registros fotográficos e filmagens, que contribuíram significativamente para o envolvimento com os sujeitos, assim como para a investigação e compreensão acerca do objeto de estudo. Como forma de enriquecer as interpretações dos dados, este estudo utilizou a análise de conteúdo. Os sujeitos são 11 crianças, que assumiram o papel de intérpretes relatando a compreensão de suas próprias vivências. Identifiquei, portanto, 5 saberes que são evidenciados pelos intérpretes, durante o brincar no rio Genipaúba, são eles: da ludicidade, do compartilhar, da afetividade, do cotidiano e da ancestralidade. Nessa perspectiva, diante das análises da pesquisa de campo compreendi os saberes que se entrelaçam ao universo lúdico dos intérpretes, durante o brincar no rio, e de que forma tais saberes perpassam processos educativos de ensinar, experienciar e ressignificar.
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KAREM MARIA GAIA MAUES
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Pesca Artesanal como espaço de aprendizagem e circulação de saberes em território de Comunidades Tradicionais no Marajó dos Campos
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Orientador : MARIA DAS GRACAS DA SILVA
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Data: 01/06/2023
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Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da Universidade do Estado do Pará, na Linha de Pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Tem como fenômeno social de estudo saberes culturais como prática de aprendizagem e circulação de saberes em territórios de comunidades tradicionais ribeirinhas do Céu e Caju- Una, localizadas na região insular do Marajó. Tem como pressuposto que a pesca artesanal fundamentada ontologicamente como experiência de trabalho e em saberes práticos locais garantem a produção da existência e formação humana. Orienta-se pela seguinte questão problema: De que forma o trabalho da pesca artesanal tem contribuído para a efetivação de práticas de aprendizagem construção de saberes e circulação por entre territórios das comunidades tradicionais ribeirinhas do Céu e Caju- Una? Busca analisar a contribuição do trabalho da pesca artesanal para a efetivação de práticas de aprendizagem construção de saberes e circulação entre territórios das comunidades tradicionais ribeirinhas do Céu e Caju-una. Metodológico configura-se por uma abordagem qualitativa, realizada por meio de uma pesquisa de campo, com procedimentos da etnografia e da historial oral e para produção e análise dos dados, a observação participante, entrevistas semiestruturadas e fotografias. Epistemologicamente sustentou-se por aportes teóricos voltados para categorias como território/territorialidade; experiência de trabalho; saberes culturais/experiência; espaços de aprendizagem; povos e comunidades tradicionais e pesca artesanal, utilizei Haesbert, Medeiros, Floriani, Silva, Bondía, Diegues, Furtado, Brandão, Freire, Diegues, Furtado, dentre outros. Dessa forma, partindo da pluralidade de saberes produzidos nas experiências de trabalho da pesca artesanal, mapeou-se saberes que orientam a pedagogia da pesca: saber da pesca de tarrafa, saber da pesca de rabiola, saber da pesca de muruada, saber da pesca de arrastão, saber da pesca de cambão. Desse modo, constatou-se que por meio da circulação desses saberes em espaços formais e informais práticas educativas ocorrem no espaço do campo, moradia, praia, rio, igarapé, associações e escolas na interação entre ser humano e ambiente local.
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NALTON RODRIGUES CAMINHA
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COMIDA E EDUCAÇÃO: movências de São Benedito a partir das Esmolações em Bragança-PA
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Orientador : MARIA BETANIA BARBOSA ALBUQUERQUE
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Data: 05/06/2023
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CAMINHA, Nalton Rodrigues. Comida e educação: movências de São Benedito a partir das Esmolações em Bragança (PA). 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará, Belém: [s.n.], 2023. Esse estudo investiga São Benedito como santo cozinheiro-educador. Para tanto, tem como objetivo geral analisar como São Benedito se configura, historicamente, como um santo cozinheiro-educador, mediador de saberes nas cozinhas beneditinas de Bragança (PA). Como objetivos específicos, buscou contextualizar os aspectos históricos relacionados a São Benedito através de sua identidade como santo cozinheiro-educador; descrever como ocorrem as práticas alimentares-educativas na cozinha beneditina; mapear os saberes que perpassam essa cozinha. Metodologicamente, esta pesquisa configura-se como histórica, de natureza documental e de campo com abordagem da história cultural, em particular da história da alimentação, apoiada em Macêdo (2016) e Cascudo (2008), e história da educação, com Fonseca, (2003). Apoia-se, também, nas trilhas conceituais da educação a partir de Alves (2003), Ingold (2015), Thompson (1981) e saberes com Albuquerque e Sousa (2016). Dentre as considerações, a pesquisa evidencia práticas educativas que emergem historicamente de Bragança, atravessadas pela Festividade de São Benedito, e das cozinhas beneditinas como espaço educativo. Na relação fome e abundância de alimentos, saberes são construídos e apresentados em diálogo com autores e conceitos, bem como com a realidade do cotidiano bragantino. A pesquisa aponta que entre Itália quinhentista e Amazônia paraense contemporânea, a devoção beneditina cria raízes na cozinha, onde se vivencia um processo educativo perpassado por saberes interculturais mediado por São Benedito. Dentre os saberes destaco os de cura, culinários, estéticos, religiosos e relacionais.
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JOELMA DA SILVA TRINDADE
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MONTE SERRAT E O DESEJO DE SER: INTELECTUAL, ESCRITORA E EDUCADORA NEGRA ABAETETUBENSE
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Orientador : MARIA DO PERPETUO SOCORRO GOMES DE SOUZA AVELINO DE FRANCA
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Data: 16/06/2023
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Este estudo aborda a história de vida pessoal e profissional de Maria do Monte Serrat Carvalho Quaresma, uma mulher negra, escritora, professora e poeta. Serrat nasceu em 18 de janeiro de 1937, na cidade de Abaetetuba/Pa, localizada na região do Baixo Tocantins. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará, na Linha Saberes Culturais e Educação na Amazônia e no Grupo História da Educação na Amazônia, linha História das Instituições Educativas, Intelectuais e impressos. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a trajetória pessoal e profissional de Maria do Monte Serrat, nos anos de 1940-1970; e como específicos, traçar o perfil social e cultural de Maria do Monte Serrat; mapear saberes e práticas vivenciadas por Serrat; caracterizar a sua prática docente no Grupo Escolar Basílio de Carvalho. Trata-se de uma pesquisa documental que tem como objeto e fontes três obras de Maria do Monte Serrat “A mãe da teimosia e o desejo de ser” (2012), “Do meio do povo – nossa história em lições de vida” (2005) e “Sonhando um mundo mais justo gerado na luz do amor” (2012); documentos disponíveis no Instituto Nossa Senhora dos Anjos (relatórios, boletins, ficha individual e diploma) e narrativas orais de cinco sujeitos que conviveram com Monte Serrat em diferentes espaços sociais. Monte Serrat teve a sua infância e adolescência marcada por desigualdades sociais, preconceitos e resistência, mesmo diante de dificuldades não desistiu do seu “desejo de ser”: formar-se professora. Figura singular de forte representação social, que influenciou não apenas com seus escritos, mas também em sua atuação em diferentes esferas educacionais. Foi professora, poetisa, escritora e educadora religiosa, desenvolvendo uma prática de ensino inovadora à época, possivelmente, influenciada por ideias escolanovistas, já que levava em consideração os interesses dos alunos e propunha um ensino prático para facilitar a aprendizagem. Nas obras analisadas, é perceptível a íntima relação de Monte Serrat com a natureza – na exaltação de rios e matas - e a devoção a Deus, no entanto, as suas produções não tratam apenas da sua experiência pessoal, evidenciam também uma determinada sociedade, com suas práticas educativas, saberes ambientais, costumes e manifestações socioculturais. Este estudo traz significativas contribuições para o Campo da História da Educação, especialmente, para a história da educação de mulheres.
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FLAVIA FERREIRA DOS SANTOS PINA
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FORMAÇÃO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: INDICATIVOS DIDÁTICOS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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Orientador : MARTA GENU SOARES
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Data: 22/06/2023
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O presente texto é resultado da Dissertação de Mestrado que aborda a aprendizagem significativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Parte do problema de pesquisa como a aprendizagem pode ser significativa e com a participação das crianças. Tem como objetivo propor indicativos didáticos para esta etapa do ensino a fim de orientar estratégias pedagógicas que considerem a culturas infantis que promovam o protagonismo da criança na escola. Define como objetivos específicos: mapear os conceitos e concepções sobre aprendizagem significativa para valorizar o ensino nos anos iniciais, discutir as concepções de infância e de criança nos autores estudiosos do tema para compreender e indicar elementos de ensino e mapear algumas caracteristicas e necessidades das crianças a fim de propor indicativos para o trabalho pedagógico nos anos iniciais. Propõe que conhecer e considerar tais características e necessidades das crianças é fundamental para promover seu engajamento no processo de ensino-apendizagem a fim de possibilitar uma aprendizagem significativa. O marco teórico se inicia com Paulo Freire, David Ausubel, Walter Kohan, Sônia Kramer, Sarmento e Vigotski. É uma pesquisa bliográfica, de abordagem qualitativa, de natureza descritiva e crítica. Os resultados demonstram que as crianças são capazes de protagonizar ações que promovem aprendizagens signifcativas quando se criam condições favoráveis no currículo escolar, possibilitando a sua abertura às manifestações infantis. Compreende que os indicativos didáticos propostos neste estudo contribuem com a prática pedagógica nos anos iniciais do ensino, tendo em vista a comunicação dialógica com as crianças e considerando a ralidade na qual se inserem.
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LORENA ARERO ALBUQUERQUE MONTEIRO
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O ensino de Sistema de Numeração Decimal, problemas aditivos e multiplicativos no 5º ano por meio de atividades experimentais
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Orientador : PEDRO FRANCO DE SA
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Data: 28/06/2023
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Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o ensino de Sistema de Numeração Decimal, problemas aditivos e problemas multiplicativos com números naturais, que objetivou analisar os possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática para o ensino por atividades experimentais do Sistema de Numeração Decimal e dos problemas aditivos e multiplicativos aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. O problema norteador deste estudo foi: Quais os possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática para o ensino por atividades experimentais de Sistema de Numeração Decimal e problemas aditivos e multiplicativos aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental? O trabalho teve como método de pesquisa a Engenharia Didática. A Experimentação ocorreu em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da SEMEC – Belém com 31 estudantes e correspondeu à aplicação da Sequência Didática. Concluiu-se que a sequência didática aplicada alcançou os seguintes efeitos: no Sistema de Numeração Decimal, os alunos apresentaram avanços na leitura e na escrita dos numerais; nos problemas aditivos e nos problemas multiplicativos, os discentes obtiveram melhoria de desempenhos nos testes, especialmente relativa à escolha da operação, com destaque para a segunda etapa, onde houve um salto no rendimento da maioria dos estudantes; ademais, os estudantes demonstraram enriquecimento na precisão das conclusões formuladas e aumento de protagonismo e interesse nas aulas. Contudo, essa pesquisa encontrou algumas limitações, referentes às composições e decomposições numéricas e ao uso dos algoritmos, que apresentaram resultados menos exitosos, dando indícios da necessidade de estudos futuros relativos a esses domínios.
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ELIANE DO SOCORRO OLIVEIRA RIBEIRO
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POLÍTICAS, INDICADORES SOCIOEDUCACIONAIS E PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DO CAMPO NO ESTADO DO PARÁ
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Orientador : ANA PAULA CUNHA DOS SANTOS FERNANDES
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Data: 30/08/2023
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A Educação Especial e a Educação do Campo são modalidades atravessadas por inúmeros desafios. As pesquisas apontam um crescimento nas discussões acadêmicas sobre as interfaces da Educação Especial e Educação do campo, no entanto, este crescimento ainda ocorre de forma tímida, em especial quando tratamos dos diferentes campos localizados no Estado do Pará. Considerando a importância de visibilizar essas realidades, este estudo visa responder à seguinte indagação: o que apresentam as políticas, indicadores socioeducacionais e produções científicas sobre a Educação Especial do Campo no Estado do Pará? Neste sentido, a pesquisa traz como objetivo compreender a Educação Especial do Campo em suas dimensões políticas, de indicadores socioeducacionais e científicas no Estado do Pará. É relevante destacar que esta pesquisa é um recorte do macroprojeto intitulado “Educação Especial e Educação Do/No Campo: Interfaces, Políticas e Indicadores Socioeducacionais”, o qual é vinculado à Rede Educação Especial do Campo, um grupo de pesquisa criado no ano de 2020 que envolve vários pesquisadores de diversas regiões do país. A metodologia do estudo consiste na pesquisa documental e bibliográfica, envolvendo o levantamento bibliográfico referente a teses e dissertações, levantamento documental e de dados socioeducacionais, em que houve a coleta de material seguido das análises por meio da revisão de literatura, análise documental e sistematização de gráficos e tabelas. Os resultados demonstram que: a respeito aos documentos político normativos, o Estado do Pará ainda deixa a desejar, pois não foram localizados documentos que tratem das interfaces das duas modalidades, logo, as discussões ocorrem apenas de forma isolada e não são suficientes para garantir a implementação de políticas que garantam as condições de acesso e manutenção do público do campo e da Educação Especial nas escolas de forma inclusiva e com qualidade. Nos dados socioeducacionais coletados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE por meio do Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA, identificamos 66.458 pessoas com deficiências nos espaços do campo no Estado do Pará com idades entre zero a dezessete anos, destes, o maior número de deficiência é a visual, e a faixa etária que apresenta mais deficiências é a de dez a quatorze anos. Quanto aos dados analisados no Resumo Técnico do Censo Escolar (2022), este não traz informações que considere alunos com deficiências nos espaços do campo, ou seja, as interfaces Educação Especial e Educação do Campo estão invisíveis no referido Resumo, mas ressalta que o número de alunos com deficiência vem crescendo nas escolas. Referente às produções científicas, foram localizadas nove produções que discutem sobre esta temática especificamente no Estado do Pará. Consideramos este número reduzido diante de todas as produções científicas já defendidas no Estado nos Programas de PósGraduação relacionados à Educação, principalmente no âmbito do doutorado, pois, deste quantitativo, uma produção é tese e oito são dissertações, e o resultado da maioria destas pesquisas demonstram as diversas ausências que interferem negativamente no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiências que residem no campo. Deste modo, almejamos que este estudo possa visibilizar essas realidades campesinas e contribuir no fortalecimento dos debates que buscam a garantia dos direitos dos alunos com deficiências que vivem no campo.
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LILIANE DA SILVA FRANÇA CARRILHO
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DO CÁRCERE À EDUCAÇÃO: CONCEPÇÕES SOBRE INFÂNCIA, "MENOR", CRIME E INSTITUIÇÕES EM BELÉM DO PARÁ (1980-1910)
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Orientador : DENISE DE SOUZA SIMOES RODRIGUES
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Data: 02/02/2023
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CARRILHO, Liliane da Silva França. Do Cárcere à Educação: concepções sobre infância, “menor”, crime e instituições em Belém do Pará (1890-1910). 2023. 365 f. Texto de Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Pará, Belém, 2023. O presente estudo teve como objetivo analisar o objeto da tese, intitulada Do Cárcere à Educação: concepções sobre infância, “menor”, crime e instituições em Belém do Pará (1890-1910) nos arquivos do Centro de Memória da Amazônia (CMA) e Arquivo Público do Estado do Pará (APEP). Para tanto, foi utilizado as seguintes fontes judiciais: o processo judicial de Maria Magdalena de Lima, onde consta os registros de sua condenação por desordem/vagabundagem e prostituição, no ano de 1905, que sinalizam o modelo de educação aplicado à infância da classe popular durante a Primeira República; e os livros de ocorrências da Cadeia Pública de São José, que indicam o movimento carcerário de homens, mulheres e crianças no referido espaço, como pistas epistemológicas importantes para a construção do conhecimento na História da Educação no Pará. Não obstante, de acordo com análise sociocultural e socioeducacional de “menores” na sociedade paraense republicana, no processo judicial e nos livros de ocorrências da Cadeia Pública de São José, para onde muitos foram encaminhados judicialmente por acusações de criminalidade e prostituição, foi identificado que o papel dessa instituição e dos instrumentos ideológicos do Estado era o de promover disciplinamento e encarceramento para conter comportamentos considerados fora dos padrões de civilidade, e a capacitação para o trabalho, segundo o que se projetou para a Belém da modernidade. Assim, foi criada a falsa impressão de que o aprisionamento desses “menores” seria a solução inicial para a problemática da criminalidade e da prostituição, pois o código penal de 1890 ordenava que, uma vez condenados judicialmente, deveriam ser encaminhados a instituições disciplinares que oferecessem o aprendizado de boa conduta e instrução profissional.
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HUBER KLINE GUEDES LOBATO
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Enunciados concretos em concursos públicos para Tradutores e Intérpretes de Libras na Amazônia Paraense
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Orientador : JOSE ANCHIETA DE OLIVEIRA BENTES
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Data: 24/03/2023
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Esta pesquisa pauta-se no seguinte problema: como são constituídos os enunciados concretos nos diversos contextos sociais, políticos, históricos e educacionais, no âmbito dos concursos públicos para Tradutores e Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais na Amazônia Paraense ofertados no período de 2010 a 2020? O estudo tem como principal objetivo: analisar os enunciados concretos de editais e provas de concursos para Tradutores e Intérpretes de Libras de Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Pará. Os objetivos específicos são: a) Identificar os blocos temáticos dos enunciados-itens das provas para TILs; b) Analisar as referências autorais que aparecem nas provas para TILs; c) Identificar e analisar a perspectiva decolonial presente no âmbito dos enunciados-itens dos editais e das provas para TILs. Como estratégia para obtenção de dados fez-se uso do levantamento dos editais e dos boletins de concursos; da leitura; de pré-análise; do uso de fichário; e da construção de Mapas Conceituais. O corpus da pesquisa é constituído de 07 (sete) boletins e dos referidos editais dos concursos para Tradutores e Intérpretes de Libras de Instituições Federais de Ensino Superior do Estado do Pará. A análise dos boletins e dos editais pautou-se na abordagem dialógica-discursiva e seus pressupostos teóricos, metodológicos e analíticos bakhtinianos. Durante esse processo foi possível, ainda, analisar alguns enunciados-itens dos boletins, sobretudo os que trazem destaques sobre: os moderadores – surdos x ouvintes; os marcadores culturais surdos; a Pedagogia Verbo-Visual; a Libras e a surdez como diferença. Os dados revelam que: há a predominância dos aspectos linguísticos ou gramaticais e de referências bibliográficas não-amazônidas em provas de concursos para Tradutores e Intérpretes de Libras. As marcas linguístico/discursivas e interculturais da língua, dos sujeitos surdos e dos TILs e as epistemologias da/na Amazônia são pouco contempladas na elaboração das provas e seus editais. Conclui-se, que é condição sine qua non fazer com que o campo dos Estudos da Tradução e da Interpretação da Libras, os Estudos Surdos no Brasil, os Estudos Linguísticos da Libras, entre outros campos teóricos da área da Educação de Surdos dialoguem, ainda mais, com os estudos e as pesquisas produzidas na Amazônia e a perspectiva decolonial e intercultural crítica de pensar à educação.
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FERNANDA REGINA SILVA DE AVIZ
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VIVÊNCIA CRIADORA DE CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRÁTICA EDUCATIVA DO TEMPO E ESPAÇO DA MULTISSÉRIE EM TRACUATEUA-PARÁ
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Orientador : TANIA REGINA LOBATO DOS SANTOS
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Data: 12/05/2023
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A pesquisa recorre ao universo da educação infantil do campo, no contexto de uma turma multisseriada, para extrair as ações culturais e criativas de meninos e meninas na prática educativa em um espaço-tempo multisseriado. O interesse pela pesquisa surge da minha imersão nesse contexto quando realizava a pesquisa de mestrado em 2016. Muitas vozes de professores e professoras reverberavam a atenção dada as crianças do ensino fundamental em detrimento da educação infantil. Foi essa a razão de adentar no contexto multisseriado para lançar o problema de pesquisa da tese: Como as crianças da educação infantil do campo de turmas multisseriadas no contexto da Amazônia tracuateuense vivenciam, cultural e criativamente, a prática educativa em tempo e espaço da multissérie? Com o intuito de analisar as vozes de crianças da educação infantil do campo de turmas multisseriadas sobre suas vivências culturais e criativas na prática educativa no tempo e espaço coletivo, lançamos como objetivos específicos: identificar, a partir da ótica das crianças da educação infantil, as práticas educativas que elas partilham no tempo e espaço de turmas multisseriadas; investigar o papel das crianças da educação infantil como atores sociais e de direitos no tempo e espaço de turmas multisseriadas; descrever, por meio das análises interpretativas, as ações culturais e criativas das crianças da educação infantil do campo na prática educativa do tempo e espaço da multissérie. Por conseguinte, situamos a pesquisa embasada na perspectiva sócio-histórica educacional, um estudo de caso etnográfico que segue preceitos éticos da pesquisa com crianças, incorporando a observação, a produção de desenhos oralizados, a fotografia do contexto com interpretação das crianças como técnicas de pesquisa acessível a esse grupo geracional. Além disso, trazemos as vozes de duas professoras e da coordenadora pedagógica para compreender a organização desse tempo e espaço multi. O aporte teórico fundamenta-se em categorias teóricas, a Sociologia da Infância conceituando a infância como uma categoria histórico-social, geracional e permanente, sendo as crianças seus sujeitos (QVORTRUP, 2010; PROUT, 2010; CORSARO, 2011; SARMENTO, 2011); a educação do campo que o une com o nível da infância, que se configura como aquela que ocorre em articulação com a materialidade da vida concreta (CALDART, 2009; OLIVEIRA; FRANÇA; SANTOS, 2011; SILVA; PASUCH, 2010; HAGE; REIS, 2018). Esses autores nos possibilitam sustentar a tese de que as crianças da educação infantil no contexto das turmas multisseriadas reelaboram, criam e reinventam criativa e inventivamente as práticas educativas em tempos e espaços nos quais estão inseridas, produzindo-as, reconstruindo-as e ressignificando-as. O conceito de reprodução interpretativa compreende o que Corsaro (2011) designa como inclusão de elementos inovadores e criativos das crianças em cultura de pares para ressignificar o mundo adulto e atender a suas especificidades. Os resultados, apontam que as crianças partilham tempos, espaços e conhecimento diversos, incorporados nas culturas de pares. Constroem relações positivas com as crianças de maior idade, sendo estes parceiros de aprendizagem, de brincadeiras, de compartilhamentos, de tal modo que o espaço da escola do campo multisseriada é lugar de interação, criação e sociabilidades.
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DIA ERMINIA DA PAIXAO FAVACHO
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Poesia da Voz Presente sob o Regime Crepuscular: um ensaio epistemológico da Educação Sensível na Amazônia
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Orientador : JOSEBEL AKEL FARES
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Data: 16/05/2023
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A poesia como chave epistemológica de uma educação sensível, anunciada e realizada pela vibração da voz que constitui o imaginário e regula a vida dos seres na Amazônia é o desafio deste ensaio que busca refletir a educação a partir do exercício fundamental de resistência ao paradigma hegemônico reprodutor da violência epistêmica e da opressão característica do sistema social dominante, com sua lógica redutora pautada no cartesianismo fortemente instituído pelo paradigma da modernidade. Por meio de um regime denominado crepuscular, busca-se encontrar com a voz mitopoética presente em transcrições registradas por pesquisadoras e pesquisadores nas suas dissertações de mestrado do Programa de PósGraduação em Educação na Universidade do Estado do Pará, em quinze anos de produção e publicação (2005-2020). Desse modo, objetiva-se perscrutar nas produções do Ppged/Uepa uma poética da voz que desvele uma epistemologia da Educação Sensível na Amazônia, a constituir o regime crepuscular como o regime da razão poética que faz a educação sensível. Atendendo aos critérios da pesquisa, velhos e crianças são os intérpretes eleitos. A partir da evocação da voz destes intérpretes/narradores, projeta-se imagens que reflitam uma poética da voz, a revelar a educação sensível na cultura amazônica. Mergulhada no campo das poéticas orais, a pesquisa está ancorada em bases conceituais de estudos de Memória, da Poesia, da Voz, da Educação e da Amazônia. Além de poetas, dos narradores e dos pesquisadores do estudo, o trabalho tem sua fundamentação aportada em referências das poéticas da voz, Zumthor (2005; 2007; 2009; 2010); das compreensões de imagem e imaginação, além de epistemologia, Bachelard (1985; 1988; 2003; 2006; 2013); da cultura amazônica e da poesia, Loureiro (2001; 2019), Nunes (1973; 2001; 2012) e Fares (2003; 2015); do diálogo sobre razão sensível e educação, Maffesoli (2008) e Duarte Júnior (2006); da memória, Bosi (2015), Halbwachs (2003) e Vernant (1973); além de outros estudiosos que colaboram para a evocação, projeção e reflexão de. uma poética da voz a revelar a educação sensível no tempo/espaço amazônico.
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ANDERSON PORTAL FERREIRA
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Contribuições do ensino de matemática por atividades experimentais e a variação favorável de emoções e atitudes em relação à matemática: Um estudo de caso no 9º ano do ensino fundamental
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Orientador : PEDRO FRANCO DE SA
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Data: 04/10/2023
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RESUMO FERREIRA, Anderson Portal. Contribuições do ensino de matemática por atividades experimentais e a variação favorável de emoções e atitudes em relação à matemática: Um estudo de caso no 9º ano do ensino fundamental. 2023. 310f. Doutorado. Programa de Pós- Graduação em Educação – Universidade do Estado do Pará, 2023. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa experimental que analisou os impactos do processo de ensino aprendizagem em matemática por atividades experimentais, na alteração das emoções e atitudes em relação à matemática escolar. Para isso, foram adotados os princípios da Teoria da Atividade e uma abordagem metodológica fundamentada no Ensino de Matemática por Atividades Experimentais. Os instrumentos de pesquisa incluíram questionários no formato de escalas Likert para avaliação das emoções e atitudes, questionário socioeducacional, diário de classe e entrevistas. A pesquisa foi realizada com 31 estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual na região metropolitana de Belém, Pará. Esses alunos faziam parte de uma turma identificada com os piores indicadores de emoções e atitudes em relação à matemática, de acordo com o levantamento inicial desta escola. A análise dos resultados, realizada tanto de forma quantitativa quanto qualitativa, indicou uma alteração positiva global de aproximadamente 11% na escala de emoções. Já para as alterações nas atitudes obtivemos uma alteração global positiva de aproximadamente 5% nesta escala, quando comparamos os resultados iniciais e finais. Em relação às emoções associadas à matemática, observamos um aumento no sentimento de prazer em relação a essa disciplina, acompanhado por uma redução nas emoções negativas de ansiedade, vergonha e raiva. Quanto à emoção de orgulho, notamos uma leve melhoria, embora sem mudanças significativas. Ao analisarmos as atitudes em relação à matemática, ao separarmos as afirmações em categorias positivas e negativas, observamos que as afirmações associadas às atitudes negativas em relação à matemática obtiveram resultados mais favoráveis em comparação com as afirmações relacionadas às atitudes positivas. As principais mudanças ocorreram nos comportamentos e na dinâmica das aulas de matemática, com uma participação mais ativa e consistente ao longo do tempo dos estudantes, refletindo um maior interesse e compreensão dos conteúdos abordados. Além disso, houve um aumento na motivação dos alunos, resultando em uma colaboração mais eficaz entre os grupos e uma resolução mais precisa das atividades propostas. Diante disto apresentamos a Tese de que O Ensino de Matemática por Atividades Experimentais, ao propiciar o compartilhamento do protagonismo, a dialogicidade e a formação do pensamento reflexivo, favorece positivamente a alteração de atitudes negativas em relação à matemática escolar. Por fim, são oferecidas sugestões aos professores que buscam promover atitudes positivas e melhorar as emoções relacionadas ao ensino e aprendizagem da matemática
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