Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Doutora e Mestre em Educação da linha de Políticas públicas Educacionais com ênfase na pesquisa trabalho-educação-deficiência pelo PPGED/UFPA, possui Especialização em Educação Ambiental Escolar pela UEPA; Licenciada Plena em Pedagogia pela UFPA, Estudos adicionais em Educação Especial com carga horária de 915h pelo MEC/IEP-PA. Atualmente é professora assistente efetiva da Universidade do Estado do Pará-UEPA, ministrante das disciplinas da Educação Inclusiva/Educação Especial: Linguagens Especiais e Comunicação Humana, Lingua Brasileira de Sinais, Braile, Fundamentos teóricos e Metodológicos da Educação Especial, Teoria do Currículo e Diversidade Cultural, Políticas Públicas Educacionais, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica e Legislação da Educação. Ministra disciplina para os cursos de especialização: Gestão da Educação Básica, Deficiência Visual e o Braille no Ensino da Matemática, As Políticas da Educação Superior. Participou como formadora do Programa Universidade Aberta do Brasil- UAB e do Plano Nacional de Formação Docente do Estado do Pará- PARFOR/UEPA . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial nas áreas de Deficiência Visual, Deficiência auditiva, Deficiências Múltiplas, Deficiência Física, Altas Habilidades, Superdotados e Autismo, Educação Infantil, 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, EJA- Educação de Jovens e Adultos, ministrante das disciplinas Filosofia e Sociologia para o Ensino Médio, Planejamento e Avaliação Educacional, supervisão e orientação escolar e elaboração de projetos para gestores sociais na área de Educação Ambiental Escolar / não-escolar, Técnica em Educação da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria do Estado de Educação-COEES/SEDUC, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva de Belém, vinculado a Rede de Pesquisa em Educação Inclusiva na Amazônia, coordenada pelo Núcleo de Educação Popular Paulo Freire-NEP/UEPA. Participou como pesquisadora do Observatório Nacional de Educação Especial da UFSCAR. Foi membro integrante (técnica) do Grupo Ruaké ( Pesquisa em Educação em Ciências, Matemática e Inclusão) do IEMCI/UFPA no período de 2014 à 2015. Atualmente é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho Educação-GEPTE/UFPA
Áreas de Interesse
(áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Políticas Públicas Educacionais, Educação Especial Inclusiva e Educação profissional e formação para o trabalho