MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA AMAZÔNIA: O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS COMO FERRAMENTA TRANSFORMADORA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Educação Ambiental. Formação Continuada. Contextos Amazônicos
O presente estudo busca abordar a temática das mudanças climáticas no contexto amazônico, dentro do ensino de Ciências Naturais, do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, partimos de relato de professores que ministram o componente curricular Ciências da Natureza, frente as dificuldades ao abordar tal temática, quando esta exige do professor, conhecimentos conceituais típicos da Física e ou da Química. Dessa forma, o presente projeto propõe a construção, implementação e avaliação de um Produto Educacional (PE) do tipo guia instrucional, em que será oferecido um curso de formação continuada docente, com a intensão de oferecer subsídios teóricos e metodológicos que mobilize os saberes de professores que ministram o componente curricular Ciências da Natureza, nos anos finais do Ensino Fundamental, a fim de estes consigam desenvolver estratégias de ensino que agregam a fundamentação teórico-científica das temáticas relacionadas às mudanças climáticas globais ao contexto amazônico local. Assim, partiremos de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, do tipo Pesquisa-ação, em que a coleta de dados será feita por meio de observação participante, entrevistas em grupos focais e produção de textos, para posterior análise através da técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados esperados incluem a construção, implementação, ajustes e validação do PE, além de atender demandas pontuais dos docentes. Dessa forma, vislumbramos também, transformar a prática docente e integrar temas de relevância global, como as mudanças climáticas, considerando o contexto local em que será desenvolvida a pesquisa.