VACINAS E ABORDAGEM CTS: UMA PROPOSTA NO ENSINO DE
CIÊNCIAS A PARTIR DA CONTEXTUALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO
CONTRA A COVID-19
Palavras-chave: Ciências da Natureza. Pós-verdade. Negacionismo Científico.
RIBEIRO, Gustavo Vitor de Souza. Vacinas e abordagem CTS: uma proposta no Ensino de
Ciências a partir da contextualização da vacinação contra Covid-19. 2025. Número de Páginas
f. Qualificação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia), Universidade do
Estado do Pará, Belém, 2025.
A abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) propõe um novo olhar para o processo
de ensino e aprendizagem, haja vista que estimula o ensino problematizador, que preza pelo
pensamento crítico e oportuniza o desenvolvimento de sujeitos capazes de intervir nas diversas
Questões Sociocientíficas (QSC), as quais, por sua vez, caracterizam-se como problemas ou
situações controvérsias inseridas no contexto social, que podem contribuir significativamente
no processo educacional por permitirem uma abordagem de conteúdos de forma inter ou
multidisciplinar, sem descartar a necessidade dos conhecimentos científicos na tentativa de
mitigar os problemas. Nesse viés, após a pandemia da Covid-19, uma forte corrente
negacionista se intensificou, não apenas no cenário Brasileiro, mas no mundo, a qual
descredibiliza os conhecimentos científicos e práticas amparadas pela ciência, como a
vacinação. Neste cenário, a veiculação de conteúdos desinformativos é fator determinante no
fortalecimento deste pensamento que tem seus reflexos marcados nos dias atuais. Desse modo,
o debate acerca das vacinas pode ser compreendido, dentro de uma perspectiva de QSC,
contextualizada, por exemplo, dentro do recente cenário da Pandemia da COVID-19. Objetiva-
se com esta pesquisa, analisar as implicações da utilização de uma Sequência Didática (SD), a
partir dos pressupostos da abordagem CTS, a fim de esclarecer aos alunos sobre a importância
das vacinas e da valorização do conhecimento científico, partindo da contextualização do
processo de vacinação durante a pandemia da COVID-19. Esta é uma pesquisa qualitativa de
natureza aplicada, que adotará os procedimentos do estudo de caso e tem como público-alvo
alunos do 7° ano do Ensino Fundamental. No que tange à coleta e análise de dados, a pesquisa
adotará questionários, áudios, desenhos, textos, fotografias e diário de bordo, e os dados obtidos
serão analisados mediante a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2004). Acerca dos
resultados preliminares oriundos do estágio supervisionado I, estes evidenciam que o
componente curricular de Ciências da escola propõe a apresentação da temática vacinas para o
público do 7° ano, entretanto, o livro didático, material utilizado amplamente pelo professor da
turma, não aponta caminhos para se trabalhar esta temática de forma mais abrangente, de modo
a promover reflexões acerca das implicações ocasionadas pelas práticas negacionistas.
Ademais, esta experiência possibilitou o redirecionamento e adaptação de estratégias propostas
no produto educacional. Espera-se que a pesquisa possa ser um mecanismo que contribua com
o desenvolvimento de estudantes mais reflexivos, no contexto da educação básica, e com maior
participação no processo de construção do conhecimento, bem como, que a mesma possa
favorecer o processo de aprendizagem acerca das vacinas, a fim de despertar a compreensão
dos alunos para a sua fundamental importância na sociedade. Por fim, espera-se que o Produto
educacional, fruto desta pesquisa, seja um recurso replicável e facilitador na prática docente.
Palavras-chave: Ciências da Natureza. Pós-verdade. Negacionismo Científico.