Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS ANDRE DE SOUSA ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS ANDRE DE SOUSA ALBUQUERQUE
DATA : 30/04/2025
HORA: 17:00
LOCAL: Centro de Ciências e Planetário do Pará
TÍTULO:

Formação continuada de professores de física na Amazônia: Integrando ensino por investigação e equidade no contexto da rede pública de Belém


PALAVRAS-CHAVES:

Oficina de Formação Continuada. Ensino por Equidade. Ensino de Ciências por Investigação. Sequências de Ensino Investigativas


PÁGINAS: 93
RESUMO:

Tendo em vista a desigualdade de conhecimentos escolares presentes no cotidiano das aulas e nos livros didáticos de física do ensino médio, respaldados pela literatura atual e por minha experiência enquanto aluno, docente e pós-graduando, sugerimos a articulação da abordagem didática do Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) com as etapas do Complex Instruction ou Ensino para Equidade (EpE) como uma alternativa para adaptar os conteúdos de física ao contexto da região e mitigar o uso exacerbado dos métodos de ensino tradicionais e mecanicistas. Para isso, será desenvolvida e aplicada uma oficina de formação continuada para professores de física do ensino médio com o intuito de apresentar a estrutura das metodologias sugeridas, como utiliza-las e justificar a seleção das mesmas para a física, especificamente, provocando o debate, produção e reflexão por parte dos participantes. A pesquisa-ação de Tripp (2005) irá embasar a condução da investigação-ação da pesquisa que, por sua vez, será de natureza qualitativa. A mesma irá ocorrer na escola pública Prof Francisco da Silva Nunes, também conhecido como Integrado, pertencente à região periférica da metrópole Belém do estado do Pará e terá como público-alvo professores de física atuantes neste local. Serão utilizados os diários de aula de Zabalza (2007), questionários estruturados abertos e entrevistas semiestruturadas gravadas como técnicas de coleta de dados, de modo que parte desses dados serão analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin (1977). O Produto Educacional (PE) será do tipo roteiro de oficina, tendo como público alvo dois professores de física que atuam no nível médio e formadores que desejam formar professores de física. Esse PE pode ser classificado na categoria material didático/instrucional e será organizado, a priori, em quatro encontros formativos, contendo as bases teóricas introdutórias e orientações avaliativas, além de ter sua divulgação em formato digital. E quanto ao produto da oficina, serão Sequências de Ensino Investigativas (SEIs) elaboradas pelos professores participantes em conjunto com o professor formador visando as condições de aplicabilidade daquele lócus especificamente. Já sua validação será realizada em duas etapas: por pares, através da análise de profissionais da área de ensino, e pelos professores participantes durante o último encontro da oficina.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 57188824 - FREDERICO DA SILVA BICALHO
Interno - 5913707 - ERICK ELISSON HOSANA RIBEIRO
Externo ao Programa - 5917994 - PENN LEE MENEZES RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 01/07/2025 08:22
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