FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO CONTEXTO DA NEOINDUSTRIALIZAÇÃO E ECONOMIA VERDE EM BELÉM
Aprendizagem Baseada em Projetos; Formação de Professores; Sustentabilidade; Educação Ambiental.
A presente pesquisa aborda formação de professores de ciências no contexto amazônico, investigando como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) pode contribuir para a formação continuada, especialmente no contexto da neoindustrialização e da economia verde em Belém do Pará. A proposta se fundamenta na necessidade de promover práticas pedagógicas contextualizadas, que visem conectar os conteúdos científicos as realidades locais, seus desafios socioambientais e econômicos contemporâneos na formação continuada de professores de Ciências visando integrar práticas pedagógicas que promovam a sustentabilidade e a inovação tecnológica no ensino. A metodologia adotada é qualitativa, utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD) para interpretar as percepções de professores das disciplinas de Biologia, Física, Química e Educação Ambiental do 3o ano do Ensino Médio da escola pública E.E.E.M.F. Salesiana do Trabalho. A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e questionários, após aprovação pelo Comitê de Ética. Os resultados esperados incluem a criação de um produto educacional (PE), em formato de guia pedagógico para implementação da ABP, buscando o fortalecimento das competências docentes, e a integração de práticas interdisciplinares que conectem o ensino de Ciências aos desafios da neoindustrialização e economia verde na realidade Belenense.