Banca de QUALIFICAÇÃO: TAMARA DO CARMO REGO PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAMARA DO CARMO REGO PEREIRA
DATA : 09/06/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Belém
TÍTULO:

Educação Científica no Centro de Ciências e Planetário do Pará: uma proposta formativa para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada. Educação Científica. Espaços de educação não formal. Planetário


PÁGINAS: 81
RESUMO:

Os planetários constituem-se em Espaços de Educação Não Formal (EENF) e divulgação científica com grande potencialidade educacional. Entretanto, estudos demonstram que são utilizados, pela maioria das escolas que os visitam, somente como espaço para complementação de atividades científicas pontuais, culturais ou de lazer, sendo pouco explorados como instrumentos didático-pedagógicos na formação de educadores e educandos da área da Ciência. O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições da aplicação de uma proposta formativa para professores que ensinam Ciências da Natureza nos anos iniciais do Ensino Fundamental voltada para a utilização dos espaços e recursos disponibilizados pelo Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA). Nesse sentido, almeja-se colaborar para que os docentes consigam estabelecer conexões entre os conhecimentos abordados durante a visita ao CCPPA e suas práticas docentes em sala de aula, apresentando as informações de maneira dinâmica e contextualizada aos alunos. A pesquisa tem abordagem qualitativa, de natureza aplicada, configurando-se como uma pesquisa-ação; as técnicas utilizadas para a coleta de dados são a análise documental, entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários e observação participante das visitas das escolas ao espaço; os dados serão analisados a partir da Análise Textual Discursiva – ATD. Como resultados da pesquisa, espera-se que o processo formativo contribua para a formação pessoal e profissional dos participantes, conduzindo-os a reflexão a propósito de suas práticas pedagógicas a fim de ofertarem aos estudantes atividades que os levem a refletir, discutir, explicar e contextualizar os conhecimentos científicos e curriculares de Ciências da Natureza a partir da visita realizada ao CCPPA. Ademais, pretende-se elaborar como artefato do P.E um guia digital para sistematização e divulgação da proposta formativa. Os EENF constituem-se em excelentes instrumentos de formação continuada de professores, posto que possuem ferramentas e práticas que podem ser utilizadas para potencializar o Ensino de Ciências (E.C) na sala de aula, contribuindo efetivamente com a produção do conhecimento científico nas escolas, assim como no diálogo entre a educação não formal, a escola e a universidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 57176424 - JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE
Interno - 55590029 - BIANCA VENTURIERI
Externo à Instituição - JOSIANE KUNZLER - MAST
Notícia cadastrada em: 27/06/2025 17:34
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