Uma proposta de superação do erro ortográfico na produção escrita de alunos da Educação Básica
Ensino de Português; Produção de Texto; Erro Ortográfico.
O presente artigo tem como objetivo discutir a problemática do erro ortográfico na produção textual de alunos dos anos finais do ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais no município de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó (PA) sob o viés do letramento escolar (SOARES, 2004) e da reflexão sobre as práticas de escrita como objetos de avaliação e verificação de erros e, ao mesmo tempo, apresentar o produto de intervenção desenvolvido como atividade obrigatória no âmbito do Metrado Profissional em Letras da UEPA. Para a pesquisa, foi constituído um corpus composto por cinquenta textos dos quais foram levantados vinte e oito erros ortográficos que servirão de base para as atividades a serem desenvolvidas na proposta de ensino composta por uma sequência didática que se configura como atividade voltada para a superação das dificuldades dos alunos no tocante à ortografia da língua portuguesa.