PRÁTICAS MULTILETRADAS NO INSTAGRAM PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Práticas multiletradas. Letramento Digital. Ensino-Aprendizagem
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa-ação que objetivou a produção de um produto educacional que visa contribuir para o desenvolvimento da competência leitora e discursiva de estudantes da educação de jovens e adultos (EJA), por meio de práticas multiletradas de leitura e escrita no Instagram. A pesquisa do tipo quanti-qualitativa teve como base nas contribuições metodológicas de Michel Thiollent (1986) dividida em nas seguintes etapas: coleta de dados (questionário), planejamento, análise de dados, construção, aplicação e validação do produto. Participaram vinte e quatro (24) alunos da 3º e 4º etapa do ensino fundamental (EJA) de uma escola pública do município de Belém, por um período de 3 meses, do ano de 2024. A pesquisa realizada versou sobre o ensino-aprendizagem da língua portuguesa, no âmbito do letramento digital, com enfoque no uso das redes sociais como recurso pedagógico para a formação do aluno leitor/escritor multiletrados e teve como base o seguinte questionamento: como as redes sociais podem contribuir para a formação do aluno leitor/escritor multiletrados? A pesquisa está subsidiada nos postulados de Bakhtin, Ângela Kleiman, Magda Soares, Roxane Rojo e na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). Por fim, diante das dificuldades dos alunos da EJA na leitura e escrita no contexto digital, constatou-se que o Instagram pode ser um espaço de ensino e aprendizagem da língua materna, tendo em vista o aprimoramento da competência leitora e discursiva dos alunos para o contexto digital.