SEQUÊNCIA DIDÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA TEXTUAL PARA AS AULAS DE REDAÇÃO
Linguística Textual; Redação; Sequência Didática; Ensino Médio.
O estudo desenvolvido na área de Linguística Textual tem como intuito apresentar uma abordagem diferenciada nas aulas de Redação em turmas do terceiro ano do Ensino Médio a partir de uma sequência didática. A proposta em questão consiste em quatro momentos onde os assuntos a serem abordados será o trabalho com o texto, desenvolvimento do senso crítico dos alunos a partir de seus conhecimentos prévios e a produção de texto de caráter dissertativo-argumentativo. Para isso, considera-se os estudos desenvolvidos pelos seguintes autores: Antunes (2003); Costa Val (1993); Koch (1997); Marcuschi (2001) e Moita Lopes (2006), como forma de estruturar a fundamentação teórica e metodológica do artigo, fazendo a relação da teoria com a prática. Com isso, espera-se deixar em evidências as contribuições da Linguística Textual nas aulas de Redação, além de colaborar para o trabalho docente e o processo de ensino dos alunos.