O FEMINICÍDIO NO POEMA NARRATIVO “HISTÓRIA COMPLETA DE SEVERA ROMANA”: UMA UNIDADE DIDÁTICA
Poema narrativo. Severa Romana. Unidade didática.
Este trabalho faz parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (PPGELL), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). O estudo traz o objetivo geral de apresentar uma proposta de sequência didática como produto do Mestrado Profissional. A atividade, voltada ao 9º ano do Ensino Fundamental (EF), de uma escola particular da cidade de Belém (PA), enseja os objetivos de ler, analisar e produzir o gênero textual poema narrativo, com foco na temática de feminicídio, presente na obra História Completa de Severa Romana (ANÔNIMO, 1996). Como pressupostos que embasam esta prática, citam-se autores das áreas de língua, literatura e produção textual (FIORIN, 2017; BRAIT, 2014; COSSON, 2017, entre outros) e ressalta-se o que documentos e diretrizes nacionais versam sobre as habilidades e competências em torno da produção textual e da transversalidade temática no EF. Os resultados comprovam a imprescindibilidade de um trabalho escolar correlato entre língua, literatura e produção textual, bem como dos benefícios de uma avaliação epilinguística dos textos escritos pelos alunos.