TRAÇOS AMAZOFÔNICOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Amazofonia. Arcaísmo. Sociolinguística.
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou a construção de um produto educacional visando contribuir para a melhoria do ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. A pesquisa iniciou-se por uma revisão bibliográfica e aplicação do produto com abordagem qualitativa; e teve como sujeitos alunos do 6º ano da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Sansão Bento Lourido, localizada no distrito de Curuai, na cidade de Santarém-Pa. A proposta é dar continuidade a pesquisa de TCC feita pela autora, sendo subsidiada nos teóricos como: Bagno (2007); Antunes (2014); e Freire (2013). Teve como problemática o ensino de Língua Portuguesa e, para tanto, foi norteada pela seguinte questão: como deveria se dar a inserção do saber linguístico acerca das variações lexicais e fonético/fonológicas da Amazofonia para valorizar as variações dialetais do falar amazônico através da Educação Básica? A pesquisa foi desenvolvida em 2 momentos que contemplam o planejamento, a observação, a coleta de dados, a análise de dados obtidos, a construção, a aplicação, a análise dos dados obtidos na aplicação e a validação dos dados.