A GENTE QUER COMIDA, DIVERSÃO E ARTE: O DIREITO À LITERATURA E OS CAMINHOS DA FORMAÇÃO DO LEITOR
Ensino de literatura; Contos de Fadas; PodCast; Narradores.
Este artigo é fruto do trabalho realizado em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental na cidade de Ananindeua (PA) e faz parte de uma pesquisa desenvolvida no Programa de PósGraduação em Ensino de Língua Portuguesa e suas Respectivas Literaturas (PPGELL), da Universidade do Estado do Pará (UEPA). A proposta colocada em prática teve como objetivo uma abordagem do ensino de literatura por meio de contos de fadas, resultando na criação de textos multimodais como e-book e podcast pelos alunos, tendo em vista a leitura por prazer dentro e fora do ambiente de sala de aula, bem como a utilização da tecnologia como instrumento para alcançar a finalidade proposta. O trabalho teve aportes teóricos de variados autores que versam sobre Literatura e Formação de leitores, como por exemplo Antônio Cândido (1985) e Rodrigues-Bastos (2013).