Oficina Didática para o Ensino Da Variação Linguística
Língua Portuguesa;Variação linguística; gênero música
O presente artigo objetivou construir um caderno de atividades didático pedagógico para o ensino da variação linguística para turma de 7º (sétimo) ano em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental na cidade de Igarapé-Miri-Pará. Os colaboradores foram 36 alunos, com idade de 13 anos. O tipo de pesquisa foi a pesquisa-ação, abordagem qualitativa. Este trabalho foi pautado pelas bases teóricas de: Alkmim (2008), Bagno (2003, 2007a, 2007b), Bortoni-Ricardo (2004), Brasil/BNCC (2018), Faraco (2008, 2002) Zilles e Faraco (2015, 2017) e outros. Os resultados da pesquisa apontam que os alunos conseguiram desenvolver habilidades de linguagem a partir da oficina desenvolvida em quatro (04) momento no ambiente comunicativo, onde ocorreu momentos de reflexão e compreensão acerca da língua materna dos estudantes, bem como desmistificar conceitos e ideias que favoreçam o pensamento acerca da homogeneidade da língua.