PRÁTICAS DE ORALIDADE: UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA COM O GÊNERO PODCAST
Ensino de Língua Portuguesa; Práticas de Oralidade; Gênero Podcast.
O presente trabalho tem por objetivo principal apresentar uma proposta de intervenção didático-pedagógica que tenha como foco as práticas de oralidade na sala de aula. O lócus da pesquisa foi duas escolas localizadas no município de Igarapé-Miri/Pará. Participaram como informantes 07 (sete) professores de Língua Portuguesa, que trabalham com turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental nas E.E. Enedina Sampaio Melo e E.M.F. Perciliano Tourão Corrêa. A proposta de ensino-aprendizagem de oralidade, formalizada no plano de ação, procura ressaltar a importância e a necessidade de um trabalho sistemático com a produção de texto oral na sala de aula. Para tanto, serão apresentadas questões relativas à linguagem oral, o ensino de língua portuguesa e os encaminhamentos metodológicos para o desenvolvimento de atividades orais em sala de aula, tendo como suporte o gênero textual podcast. Nesse sentido, tem-se como principais referências os autores Faraco (2016), João Wanderley Geraldi (2000), Schneuwly, Dolz et al (2004), dentre outros.