Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIZA MACUYAMA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAIZA MACUYAMA SILVA
DATA : 10/11/2024
HORA: 08:00
LOCAL: UEPA
TÍTULO:

POR UMA PROPOSTA DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - Estudantes Munduruku em contexto urbano

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Proposta de Orientação Curricular. Alfabetização. Letramentos. Bilingue. EJA.


PÁGINAS: 32
RESUMO:

Esta Dissertação tem como objetivo, promover a alfabetização e os letramentos bilingues de indígenas munduruku, que estudam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na cidade de Jacareacanga-Pa.  Para alcançar tal objetivo, realizou-se uma pesquisa junto aos alunos indígenas da Educação de Jovens e Adultos da cidade de Jacareacanga, com o propósito de confeccionar uma Proposta de Orientação Curricular voltada para a alfabetização e os letramentos bilingues de alunos indígenas Munduruku, em contexto urbano. A língua Munduruku faz parte do tronco tupi (Rodrigues, 1996) e é falada pelo povo munduruku que vive no município de Jacareacanga-Pará. Os alunos indígenas que frequentam as turmas da Educação de Jovens e Adultos - EJA, na cidade de Jacareacanga são falantes da sua língua e, ainda que residam em contexto urbano, merecem ser atendidos em suas especificidades, visto que, é de suma importância a manutenção da língua e o respeito àqueles que vêm sofrendo a exclusão linguística, há séculos. Os indígenas que residem na cidade, fora das suas aldeias necessitam ser atendidos a partir de uma Proposta de Orientação Curricular que promova a alfabetização e os letramentos nas línguas faladas por eles, conforme aponta o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI, 1998), que prevê uma educação escolar específica, diferenciada e bilingue, de forma a garantir a presença da língua e da cultura indígenas na Proposta estabelecida aos indígenas que são atendidos na educação escolar, independentemente de serem indígenas aldeados ou em contexto urbano. A Metodologia a ser utilizada constará de pesquisa bibliográfica, documental e de campo; os sujeitos envolvidos fazem parte do contexto educacional da EJA – alunos, professores e secretaria de educação do município de Jacareacanga-Pa. Os resultados a serem alcançados visam o estabelecimento de uma Proposta de Orientação Curricular Específica para a alfabetização e os Letramentos bilingues de alunos indígenas da EJA, em contexto urbano.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 5657822 - ANTONIA ZELINA NEGRAO DE OLIVEIRA
Interno - 3240193 - JOELMA CRISTINA PARENTE MONTEIRO ALENCAR
Interno - 5719739 - MESSIAS FURTADO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 01/04/2025 13:32
SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2025 - UEPA - sigaa-apl1.instancia1