DIRETRIZES CURRICULAR INTERCULTURAL PARA AS ESCOLAS INDÍGENAS DO MUNICÍPIO DE AVEIRO.
Currículo.Interculturalidade. Escola Indígena.
Esse trabalho tem como objetivo a produção de uma proposta de Diretrizes curricular Intercultural para as escolas indígenas do município de Aveiro. Propondo uma análise sobre currículo em geral e Currículo da Educação Escolar Indígena, específicamente,na perspectiva de reflexão do conceito de currículo trabalhado nas escolas indígenas na rede municipal de educação de Aveiro. A pesquisa foi realizada nas aldeias dos povos: Munduruku Cara Preta, Escrivão; Maytapu, Pinhél; ambos no baixo rio Tapajós e nas aldeias Vila Nova, Bom Jardim e Fortaleza, na T.I Andirá Marau, alto rio Andirá, povo Sateré Mawé. A coleta de dados foi feita em rodas de conversas, assembleias e entrevistas no momento de formações que eram realizadas nos territórios indígenas. A questão geográfica de localização das aldeias foi uma das grandes dificuldades pelo difícil acesso, principalmente, a T.I Andirá Marau. Mas os desafios me proporcionou um conhecimento da realidade de cada território pensando em uma diretriz Curricular Interculrual que contemple todas as Escolar Indígenas do município de Aveiro, superarando os obstáculos enfrentado para implantação e implementação de uma proposta de um currículo Intercultural.. Na certeza de que, também, contribuirá no desenvolvimento de implementação de uma educação Escolar Indígema mais consistente garantindo os direitos dos povos indígenas em todos os princípios da educação escolar indígena.