O ENSINO DE NÚMEROS IRRACIONAIS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
Ensino de Matemática. Ensino de Matemática por Atividade. Ensino de Números Irracionais. Engenharia Didática.
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar a aprendizagem gerada pela aplicação de uma Sequência Didática sobre Números Irracionais em alunos do Ensino Médio. A parte experimental da pesquisa foi desenvolvida com uma amostra de 6 alunos do Ensino Médio que moravam nos bairros do Jaderlândia (Ananindeua/PA) e Marambaia (Belém/PA), para isso adotou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática de Michèle Artigue (1988). A análise dos resultados ocorreu pelo registro dos discentes nas atividades, pela comparação entre os resultados do pré-teste com o pós-teste e pelo Teste de Hipóteses. Os resultados apontam que houve satisfatório desempenho dos alunos no preenchimento das atividades; a comparação dos dados do pré-teste e pós-teste mostrou que os efeitos da Sequência Didática repercutiram na aprendizagem sobre Números Irracionais; o teste de hipóteses comprovou que as notas do pós-teste tiveram melhora estatisticamente em relação ao pré-teste comprovando com isso, que a metodologia utilizada possibilitou alcançar resultados satisfatórios.