Banca de DEFESA: LUIZ CARLOS SOARES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ CARLOS SOARES DA SILVA
DATA : 28/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: CAMPUS I - Centro de Ciências Sociais e Educação, Sala 4 Bloco VI
TÍTULO:

O ENSINO DE RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS POR ATIVIDADES


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática. Ensino de Relações Trigonométricas. Ensino por Atividades.


PÁGINAS: 357
RESUMO:

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo, verificar como atividades elaboradas para o ensino das relações trigonométricas pode contribuir para a construção do conhecimento de alunos do 9º ano do ensino fundamental baseado no método da descoberta/redescoberta voltado ao processo de ensino aprendizagem da matemática. A metodologia utilizada consiste nos pressupostos da Engenharia Didática, dividida em sessões: a primeira, denominada Análise Prévias, traz os resultados de uma revisão de estudos sobre o ensino de Relações Trigonométricas, fundamentação matemática das Relações Trigonométricas, aspectos históricos da Trigonometria, e os resultados de um questionário aplicado junto a e 100 (cem) alunos do 1° ano do ensino médio da rede pública; na segunda sessão, Análise a Priori, contendo o ensino de matemática por jogos, o ensino de matemática por atividades e a produção de uma sequência didática para o ensino de Relações Trigonométricas, as atividades contidas na sequencia didática foram construídas, de acordo com o que presumimos como seriam as reações dos alunos no ato da aplicação do conjunto de atividades; a terceira sessão, corresponde a fase de Experimentação , onde foram utilizados ferramentas de coleta de análise durante os encontros que aconteceram em uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual localizada no bairro do Guamá em Belém do Pará, onde estava presente um professor auxiliar de posse de uma ficha de observação para cada sessão didática; e por fim, a quarta sessão, consiste nas Análises a Posteriori e Validação, onde utilizamos como ferramentas de análise: alfa de Cronbach, teste de hipótese e correlação estatística, para validar nossa sequência didática. E finalizamos, com nossas considerações, onde respondemos o seguinte questionamento: Como o ensino das Relações Trigonométricas por meio de atividades, pode possibilitar a aprendizagem significativa aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental?


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 375047 - PEDRO FRANCO DE SA
Interno - 57193304 - DUCIVAL CARVALHO PEREIRA
Externo à Instituição - CELSA HERMINIA DE MELO MARANHÃO - UFPA
Notícia cadastrada em: 28/09/2020 11:18
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