Banca de DEFESA: THIAGO DE VASCONCELOS BARROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO DE VASCONCELOS BARROS
DATA : 22/10/2025
HORA: 16:00
LOCAL: SALA 04, BLOCO VI - CCSE/UEPA
TÍTULO:

ROLEPLAYING GAME E FUNÇÃO EXPONENCIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática; Jogos no Ensino de Matemática; Roleplaying Game; Função Exponencial


PÁGINAS: 218
RESUMO:

Esta pesquisa é uma ampliação e aprofundamento de um trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática, tendo em vista os problemas pertinentes a consolidação de conteúdos de Função Exponencial. Dentre as alternativas metodológicas para o ensino de matemática, o uso de jogos, gera interesse por parte dos professores, visto seu caráter motivador e lúdico. Nesse cenário emerge o Roleplaying Game como uma possibilidade de implementação em contextos escolares. Contudo, essa modalidade ainda é pouco conhecida por professores. Na busca da possibilidade de interrelacionar função exponencial e Roleplaying Game, levantamos o seguinte questionamento: Que variante do Roleplaying Game pode ser elaborado, para alunos do ensino médio, com vista a consolidar conteúdos relacionados a função exponencial? Para obter elementos e argumentos que

corroborem em responder ao questionamento apresentado, foi traçado como objetivo geral Elaborar um Livro-Jogo, variante do Roleplaying Game, destinado a alunos do ensino médio, com vistas a consolidar conteúdos relacionados a função exponencial. Essa pesquisa foi classificada quanto a sua Natureza como Aplicada, visto que é tem por objetivo a geração de conhecimento para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos, e, quanto a sua Abordagem, como Qualitativa, uma vez que busca desenvolver um entendimento mais acentuado sobre um problema que não podem ser mensurados apenas com números e dados obtidos por meio de questionário. Ademais, quanto aos seus Objetivos, como Exploratória, uma vez que iremos explorar possibilidades e cenários sob diversos prismas com a finalidade de ganhar familiaridade e adquirir novos insights sobre uma situação atual e, quanto aos seus Procedimentos, Bibliográfica, pois, será realizado a partir do levantamento de referencial teórico e revisão bibliográfica, publicadas em meios físicos ou eletrônicos. A análise quanto a livros didáticos, constatou-se que parte das questões é do tipo manipulação, caracterizada pelo cálculo algorítmico com ênfase na destreza, rotineiros, sistematização e aplicação de regras e fórmulas. Em suma, os livros didáticos apresentam estrutura semelhante, com poucas variações. Desta forma a proposta foi desenvolvida para suprir uma lacuna identificada nos materiais didáticos analisados. E a concepção fundamentou-se na Teoria das Situações Didáticas de Brousseau (1996, 2008) e no uso de jogos no ensino de matemática descrito por Grando (1995, 2000), e a articulação entre essas propostas norteou um modelo para a criação da proposta de Roleplaying Game. E após o destaque das potencialidades dos jogos de RPG no ensino e elencarmos o Livro-Jogo como a variante escolhida, devido a facilidade de aplicação por professores que desconhecem os RPGs; assim se elaborou o Livro-Jogo, intitulado “Conspiração Contaminante”. Assim se realizou a aplicação com alunos concluintes do ensino médio, e por meio dos resultados obtidos pela validação, demonstrou-se eficaz, promovendo o engajamento, o pensamento colaborativo e a aprendizagem significativa de um conteúdo abstrato por meio da narrativa. Evidenciou-se, ainda, que a proposta contribuiu para o desenvolvimento da leitura e da análise textual dos participantes. Com base nos resultados, realizou-se ajustes no material, o que gerou de um Produto Educacional, disponível no link1 .

Esta pesquisa é uma ampliação e aprofundamento de um trabalho de conclusão do
curso de Licenciatura em Matemática, tendo em vista os problemas pertinentes a
consolidação de conteúdos de Função Exponencial. Dentre as alternativas
metodológicas para o ensino de matemática, o uso de jogos, gera interesse por parte
dos professores, visto seu caráter motivador e lúdico. Nesse cenário emerge o
Roleplaying Game como uma possibilidade de implementação em contextos
escolares. Contudo, essa modalidade ainda é pouco conhecida por professores. Na
busca da possibilidade de interrelacionar função exponencial e Roleplaying Game,
levantamos o seguinte questionamento: Que variante do Roleplaying Game pode ser
elaborado, para alunos do ensino médio, com vista a consolidar conteúdos
relacionados a função exponencial? Para obter elementos e argumentos que
corroborem em responder ao questionamento apresentado, foi traçado como objetivo
geral Elaborar um Livro-Jogo, variante do Roleplaying Game, destinado a alunos do
ensino médio, com vistas a consolidar conteúdos relacionados a função exponencial.
Essa pesquisa foi classificada quanto a sua Natureza como Aplicada, visto que é tem
por objetivo a geração de conhecimento para aplicação prática, dirigida à solução de
problemas específicos, e, quanto a sua Abordagem, como Qualitativa, uma vez que
busca desenvolver um entendimento mais acentuado sobre um problema que não
podem ser mensurados apenas com números e dados obtidos por meio de
questionário. Ademais, quanto aos seus Objetivos, como Exploratória, uma vez que
iremos explorar possibilidades e cenários sob diversos prismas com a finalidade de
ganhar familiaridade e adquirir novos insights sobre uma situação atual e, quanto aos
seus Procedimentos, Bibliográfica, pois, será realizado a partir do levantamento de
referencial teórico e revisão bibliográfica, publicadas em meios físicos ou eletrônicos.
A análise quanto a livros didáticos, constatou-se que parte das questões é do tipo
manipulação, caracterizada pelo cálculo algorítmico com ênfase na destreza,
rotineiros, sistematização e aplicação de regras e fórmulas. Em suma, os livros
didáticos apresentam estrutura semelhante, com poucas variações. Desta forma a
proposta foi desenvolvida para suprir uma lacuna identificada nos materiais didáticos
analisados. E a concepção fundamentou-se na Teoria das Situações Didáticas de
Brousseau (1996, 2008) e no uso de jogos no ensino de matemática descrito por
Grando (1995, 2000), e a articulação entre essas propostas norteou um modelo para
a criação da proposta de Roleplaying Game. E após o destaque das potencialidades
dos jogos de RPG no ensino e elencarmos o Livro-Jogo como a variante escolhida,
devido a facilidade de aplicação por professores que desconhecem os RPGs; assim
se elaborou o Livro-Jogo, intitulado “Conspiração Contaminante”. Assim se realizou a
aplicação com alunos concluintes do ensino médio, e por meio dos resultados obtidos
pela validação, demonstrou-se eficaz, promovendo o engajamento, o pensamento
colaborativo e a aprendizagem significativa de um conteúdo abstrato por meio da
narrativa. Evidenciou-se, ainda, que a proposta contribuiu para o desenvolvimento da
leitura e da análise textual dos participantes. Com base nos resultados, realizou-se
ajustes no material, o que gerou de um Produto Educacional, disponível no link1 .

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 5858852 - ACYLENA COELHO COSTA
Externo à Instituição - IRAN ABREU MENDES - UFPA
Presidente - 469289 - MIGUEL CHAQUIAM
Notícia cadastrada em: 17/10/2025 10:52
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