Ensino de Relações Métricas de Triângulos Retângulos através de atividades no GeoGebra
Relações Métricas. Triângulo Retângulo. GeoGebra. Registros de Representação Semiótica. TPACK.
A incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino tem transformado significativamente as práticas pedagógicas, especialmente no ensino da Matemática. Entre essas ferramentas, destaca-se o software GeoGebra, amplamente utilizado por sua interface dinâmica e interativa, que possibilita a exploração de conceitos matemáticos de maneira visual e investigativa. Este trabalho tem como objetivo analisar a aplicabilidade de um guia de atividades desenvolvido com o uso do GeoGebra para o ensino das relações métricas no triângulo retângulo, fundamentando-se na Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval e no modelo TPACK de Shulman. A pesquisa caracteriza-se como aplicada, exploratória e quanti-qualitativa, tendo sido estruturada por meio de um levantamento teórico, elaboração e aplicação de um guia de atividades, seguido da análise das respostas de professores da rede pública e privada de ensino do Estado do Pará a um questionário avaliativo. Os resultados apontam que o uso do GeoGebra favorece a visualização e compreensão das relações métricas, promove a integração entre diferentes registros de representação matemática e potencializa o ensino por meio de práticas mais dinâmicas e significativas. O estudo também destaca a importância de materiais educacionais como o guia de atividades proposto e indica a viabilidade de sua aplicação em diferentes contextos educacionais, contribuindo para a formação docente e para a aprendizagem dos alunos. Por fim, sugere-se a elaboração de novos guias para outros conteúdos matemáticos, como sistemas de equações, função quadrática, semelhança de triângulos e geometria analítica.