Banca de DEFESA: KENNEDY QUARESMA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KENNEDY QUARESMA PEREIRA
DATA : 18/02/2025
HORA: 14:30
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO:

O ENSINO DE MEDIDAS DE DISPERSÃO POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: Um estudo na "Capital Mundial do Açaí", Igarapé-Miri/PA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino. Estatística. Atividades Estruturadas. Medida de Dispersão


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Esta dissertação apresenta reflexões acerca do processo de ensinoaprendizagem sobre a Medida de Dispersão. A pesquisa realizada é de caráter quantitativo e qualitativo. O texto vai apresentar um relatório final da aplicação da sequência didática para o ensino de Medida de Dispersão em uma Escola Pública de Ensino Médio no Município de Igarapé-Miri, “Capital Mundial do Açaí”, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino Profissional de Matemática. Foi realizado uma Revisão de literatura em torno das Medidas de tendência central e dispersão, com isso identificamos as principais dificuldades no processo de ensino-aprendizagem das Medidas de Dispersão. O objeto de estudo estar centrado nas potencialidades de uma sequência didática para o ensino-aprendizagem das Medidas de Dispersão e, partir do diálogo com a literatura da área foi adotado a seguinte questão de pesquisa: Quais as potencialidades de uma Atividade Estruturada para o ensino-aprendizagem das Medidas de Dispersão? Além disso os objetivos foram alinhados na seguinte disposição: Geral e Especifico. Em termos metodológicos a pesquisa foi organizada teoricamente a partir da Teoria das Situações didática de Brousseau-TDS (2008), Engenharia Didática proposta por Michele Artigue (1996), e das Atividades Estruturadas que é constructo teórico de Sá (2009) acerca da elaboração de Atividades Estruturadas, da Analise Microgenética de Goés (2000). E com diálogos com base na revisão de literatura e o estudo do objeto matemático elaborei três Atividades Estruturadas especificamente para o ensino das Medidas de Dispersão. A aplicação do método de pesquisa consiste nas seguintes etapas: Teste Diagnostico, Oficina de Conhecimentos Prévios para as Atividades Estruturadas e Teste de Verificação de Aprendizagem. A aplicação das Atividades Estruturas será aplicada para alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública da Cidade de IgarapéMiri, será utilizado como instrumento de análise e coleta de dados a Analise Microgenética.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6002684 - FABIO JOSE DA COSTA ALVES
Externo à Instituição - JOÃO CLÁUDIO BRANDEMBERG QUARESMA - UFPA
Presidente - 5860865 - ROBERTO PAULO BIBAS FIALHO
Notícia cadastrada em: 17/02/2025 15:25
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