Banca de DEFESA: FRANCISCO TIAGO DA SILVA MESQUITA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO TIAGO DA SILVA MESQUITA
DATA : 19/12/2024
HORA: 16:00
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO:

O ENSINO DE CAPITALIZAÇÃO COM O USO DE PRODUTOS FINANCEIROS



PALAVRAS-CHAVES:

Engenharia Didática; Ensino de matemática por atividades experimentais; Educação financeira; Ensino de capitalização.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou responder a seguinte questão: Quais os possíveis efeitos da aplicação de uma sequência didática, baseada no ensino de matemática por atividades experimentais, sobre a compreensão dos conceitos de investimento e capitalização e do desempenho de estudantes do terceiro ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de ensino do estado do Pará, na cidade de Belém na resolução de questões sobre o assunto? E objetivou analisar possíveis efeitos da aplicação de uma sequencia didática para o ensino de capitalização. A sequência didática utilizou os produtos financeiros poupança, tesouro direto, títulos de capitalização e consórcios e a pesquisa analisou os efeitos da sequência didática na aprendizagem dos estudantes no conteúdo ao observar o desempenho deles na resolução de questões sobre o tema. A metodologia de pesquisa adotada foi a engenharia didática. Lançamos mão de um questionário sócio educacional para obter informações quanto ao perfil dos estudantes participantes; um pré-teste, afim de levantar informações sobre o grau de conhecimento prévio dos alunos a respeito da temática; aplicação da sequência didática proposta; e a realização de um pós-teste, no intuito de verificar o conhecimento adquirido sobre o tema após a intervenção da sequência didática. A partir dos dados coletados, comparando o desempenho dos estudantes na solução do pré-teste e do pós-teste foi possível verificar que a sequência didática proposta teve efeitos positivos no desempenho e na aprendizagem dos alunos neste conteúdo, uma vez que a análise dos dados mostrou uma melhoria no desempenho dos estudantes no pós-teste em relação ao pré-teste. Ao realizar o teste de Fisher para verificar a associação ou não entre algumas variáveis, o teste mostrou associação entre as variáveis hábito de estudo e desempenho no pós-teste, ajuda para estudar matemática e desempenho no pós-teste, quem ajuda no estudo de matemática e desempenho no pós-teste e gosto pela matemática e desempenho pós-teste.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANO APARECIDO SOARES DA ROCHA - UFMT
Interno - 197114 - MARIA DE LOURDES SILVA SANTOS
Presidente - 375047 - PEDRO FRANCO DE SA
Notícia cadastrada em: 16/12/2024 10:18
SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2025 - UEPA - sigaa-apl1.instancia1