Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ANTONIO NASCIMENTO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS ANTONIO NASCIMENTO DA SILVA
DATA : 23/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO:

O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS


PALAVRAS-CHAVES:

ensino médio; Engenharia Didática; ensino de matemática por Atividades Experimentais; ensino de análise combinatória.


PÁGINAS: 163
RESUMO:

O presente trabalho apresenta uma proposta de pesquisa sobre o ensino de Análise Combinatória no nível médio que busca responder a seguinte questão de pesquisa: “Quais são os possíveis efeitos que a aplicação de uma Sequência Didática, fundamentada na resolução de problemas e no uso de atividades experimentais, podem ter sobre a compreensão e desempenho na resolução de questões sobre o assunto em estudantes do ensino médio?”, o objetivo do estudo é analisar os possíveis efeitos que a aplicação de uma Sequência Didática, fundamentada na resolução de problemas e no uso de atividades experimentais, podem ter sobre a compreensão e desempenho na resolução de questões sobre o assunto em estudantes do ensino médio. A metodologia de pesquisa que será adotada é a Engenharia Didática. Tendo a previsão de realização da experimentação em pelos menos uma turma do ensino médio da rede estadual na região urbana do município de Parauapebas no Pará. O referencial teórico adotado em nossa pesquisa fundamenta-se, entre outros, nos trabalhos de Almouloud e Silva (2012), Artigue (2018), Rosas (2018), Sá (2019), Sá (2022) e Sá, Mafra e Fossa (2022). Os resultados das Análises Prévias indicam que segundo professores da cidade, os assuntos que os discentes apresentam mais dificuldades envolvem resolução de situações problemas sobre Arranjo Simples e a resolução de situações problemas sobre Combinação Simples. A revisão de estudos sobre o assunto mostra que muitos assuntos relacionados ao conteúdo em tela poderiam ser abordados de diferentes maneiras em sala aula, usando recursos diversos e adotando diferentes metodologias, havendo a possibilidade de apresentarem melhores resultados no processo de ensino aprendizagem. Espera-se com os resultados do trabalho a ser desenvolvido produzirmos um estudo experimental sobre o ensino de Análise Combinatória por meio de Atividades Experimentais e a elaboração de um produto educacional na forma de Sequência Didática para o ensino do referido assunto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6320503 - ANA KELY MARTINS DA SILVA
Externo à Instituição - NARCISO DAS NEVES SOARES - UFBA
Interno - 375047 - PEDRO FRANCO DE SA
Notícia cadastrada em: 30/08/2024 11:41
SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2024 - UEPA - sigaa-apl1.instancia1