Ensino de Permutação Através da Resolução de Problemas.
Ensino de matemática. Resolução de problemas. Permutação. Engenharia didática.
O presente trabalho apresenta partes de uma proposta de pesquisa que tem como objetivo analisar as dificuldades dos alunos ao estudarem permutação e os efeitos que uma sequência didática, construída através da resolução de problemas proporciona para a construção de saberes, com vistas a melhorar o ensino e aprendizagem de permutação em uma turma do 2º do ensino médio. Como referencias teóricos e metodológicos utilizamos em nossa pesquisa a Engenharia Didática, que segundo Artigue (1996), se constitui de quatro etapas (análises prévias, análises a priori, experimentação e validação), adotamos a Análise Microgenética proposta por Góes (2000), Resolução de Problemas na concepção de Polya (1945) e a Sequência Didática, na visão de Zabala (1998). A experimentação, acontecerá no primeiro semestre de 2021. Nesta etapa, apresentaremos a sequência didática proposta, em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Codó-MA. Durante a aplicação da sequência didática, faremos videogravação e filmagem para descrição e análise dos dados Através da Análise Microgenética. Por último, na análise a posteriori e validação, escreveremos passo a passo a análise dos resultados obtidos com a aplicação da sequência didática. Os nossos resultados serão apresentados na versão final da dissertação, juntamente com um produto educacional para que possamos contribuir com o ensino e aprendizagem na prática pedagógica de professores de matemática ao ministrarem o conteúdo de Permutação.