Banca de DEFESA: ANA PAULA NUNES FELIX

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA NUNES FELIX
DATA : 01/09/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

Ensino de problemas aditivos por atividades


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino. Ensino de Matemática. Problemas aditivos. Sequência               didática.


PÁGINAS: 291
RESUMO:

Este trabalho apresenta resultados finais de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os efeitos de uma sequência didática por atividades sobre a aprendizagem na resolução de problemas aditivos em uma turma de 6º ano do ensino fundamental. Para a fundamentação metodológica optamos pela Engenharia Didática, a qual se constitui de quatro etapas. Inicialmente apresentamos as análises prévias, composta por uma revisão de estudos sobre problemas aditivos e uma consulta a discentes do 7º ano do Ensino Fundamental sobre o processo de ensino-aprendizagem desse conteúdo. A segunda etapa do trabalho, concepção e análise a priori, apresenta a descrição do Ensino por Atividades, da Resolução de problemas e uso de Jogos como metodologias para o ensino de matemática, e uma sequência didática para o ensino de problemas aditivos, composta por 12 atividades nas quais utilizamos as metodologias mencionadas.  A terceira etapa da pesquisa, experimentação, aconteceu no primeiro semestre de 2019. Nela descrevemos como foi realizada a aplicação do questionário, pré-teste, desenvolvimento da sequência didática proposta e pós-teste, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual no município de Ananindeua-PA. Na última etapa da pesquisa, análise a posteriori e validação, descrevemos como se deu a análise dos resultados obtidos durante a experimentação. As técnicas estatísticas de análise das informações produzidas ocorreram por meio da comparação percentual dos resultados, utilizando o coeficiente de correlação linear de Pearson e Teste de hipóteses. A validação dos resultados aconteceu pela confrontação entre os dados obtidos nas análises a priori e a posteriori. Resultados obtidos se mostraram positivos em caráter qualitativo e quantitativos sobre a aprendizagem de problemas aditivos, de modo que de forma gradual os educandos superaram dificuldades de interpretação dos problemas, elaboração da sentença, escolha de operação e modelação da resolução, bem como se mostraram motivados e autoconfiantes durante o processo de ensino desenvolvendo autonomia, amadurecimento cognitivo e aprimoramento da linguagem científica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSÉ MESSILDO VIANA NUNES - UFPA
Presidente - 197114 - MARIA DE LOURDES SILVA SANTOS
Interno - 375047 - PEDRO FRANCO DE SA
Notícia cadastrada em: 20/08/2021 04:49
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