UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE
Ensino de Probabilidade; Representações Semióticas; Engenharia Didática; Ensino Médio.
A pesquisa relatada foi realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará, a qual busca responder que potencialidades apresenta uma sequência didática para o ensino de probabilidade na 2ª série do Ensino Médio, estruturada com base na teoria do Registro de Representação Semiótica? O objetivo principal foi verificar as contribuições de uma sequência didática voltada ao ensino de Probabilidade. O estudo foi apoiado pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval e fundamentada metodologicamente na Engenharia Didática de Michèle Artigue. A investigação contou com a análise de documentos oficiais, revisão de literatura especializada, aplicação de atividade diagnóstica, construção de uma sequência didática composta por seis blocos de atividades e, posteriormente, sua aplicação e análise a posteriori. Os dados obtidos revelaram que a abordagem adotada contribuiu significativamente para a superação de dificuldades iniciais, estimulando a conversão entre registros de representação, promovendo maior articulação entre conceitos e favorecendo o raciocínio lógico e argumentativo. A partir da pesquisa realizada foi desenvolvido um produto educacional que pode ser acessado pelo link: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes.