ÁREA E VOLUME DE UMA ESFERA: Uma Aprendizagem em Ambiente Dinâmico
Sequência Didática; Gênese instrumental; Geometria Espacial; Sólidos Geométricos de Revolução; Software Geogebra.
A pesquisa visa propor uma abordagem para o ensino do cálculo da área e do volume da esfera utilizando a teoria da instrumentação de Rabardel. Com a aplicação de uma sequência de atividades que foi construída com base na resolução de problemas, utilizando materiais manipuláveis e o software GeoGebra. O cálculo da área e do volume da esfera é crucial no currículo de matemática, ajudando os alunos a entenderem conceitos de geometria e mensuração, e desenvolvendo habilidades espaciais e de visualização. O estudo envolve quatro momentos principais: Reflexão sobre os elementos que compõem a esfera através da manipulação de objetos; Significado espacial do volume de uma esfera com a manipulação de objetos; Construção de uma esfera no GeoGebra para estimular a criatividade e a Construção de uma calculadora para o volume de qualquer esfera. A análise dos dados será realizada através da observação qualitativa das interações dos alunos com as ferramentas de aprendizagem, utilizando registros escritos, vídeos e entrevistas. A análise visa identificar padrões de comportamento e compreensão dos conceitos geométricos abordados, proporcionando uma visão ampla e detalhada do processo de aprendizagem dos estudantes e terá como base a Teoria de Registros de Representação Semiótica de Duval (TRRS).