Ensino de áreas de figuras planas por atividades experimentais para alunos cegos
Ensino de área de figuras planas. Ensino de área para alunos cegos. Ensino por Atividades Experimentais.
A presente pesquisa teve como questão norteadora a seguinte indagação: como o uso de materiais manipuláveis pode contribuir no ensino de área de figuras planas para alunos cegos? A fim de responder tal indagação definimos como objetivo: investigar o processo de ensino aprendizagem de área de figuras planas com alunos cegos através do uso de atividades experimentais com materiais manipuláveis. O principal intuito dessa pesquisa foi desenvolver uma proposta de ensino tendo como embasamento teórico a Engenharia Didática de Michelle Artigue, o Ensino por Atividades Experimentais e Resolução de Problemas de Sá. A pesquisa foi desenvolvida com base nas quatros fases da Engenharia Didática: análises prévias, análises a priori, experimentação e validação. Propomos nesta pesquisa uma sequência didática para o ensino de área de figuras planas usando como recurso metodológico o Ensino por Atividades Experimentais e Resolução de Problemas, e como recurso didático o uso de materiais manipuláveis.