O USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAIS NO ENSINO DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS: ENSINO POR ATIVIDADES COM O USO DO GEOGEBRA
Ensino de Matemática. Números inteiros. Objeto de Aprendizagem. Ensino por Atividades Experimentais
A presente dissertação de mestrado apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGEM), da Universidade do Estado do Pará, intencionando responder a seguinte problemática: Uma sequência didática utilizando um Objeto de Aprendizagem criado no GeoGebra, potencializa a aprendizagem das operações com números inteiros? A pesquisa teve por objetivo analisar que efeitos uma sequência didática com o uso de um Objeto de Aprendizagem criado no GeoGebra tem na aprendizagem das operações com números inteiros. Utilizou-se como metodologia de pesquisa os pressupostos da Engenharia Didática de Artigue, que deter de quatro fases: (I) Análises Prévias, apresentamos um estudo sobre o estado da arte, onde foi feito pesquisas de trabalhos sobre o tema de operações com números inteiros, nessa fase também apresentamos fatores históricos sobre números inteiros e suas operações, e apresentamos o software GeoGebras que é o gerador do objeto de aprendizagem da nossa pesquisa. (II) Concepções e Análises a Priori, nessa fase, foi escolhido como fundamentação teórica o Ensino de Matemática por Atividades, o qual será a metodologia de ensino que apoiará a sequência de atividades produzida. (III) Experimentação. Aplicamos uma sequência de oito atividade de redescoberta, onde os alunos tiveram que utilizar o Objeto de Aprendizagem, para fazer a aplicabilidade dos comandos determinados no roteiro de atividade.(IV) Validação e Análises Posteriori, nessa fase validamos os resultados alcançados na experimentação, tendo em vista que a abordagem utilizada possibilitou uma melhorar na eficácia da aprendizagem dos alunos. Os resultados obtidos foram comparados mostraram um desempenho qualitativo positivo dos sujeitos envolvidos, pois as atividades contribuíram para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e práticas.