Banca de QUALIFICAÇÃO: CLOVIS LAERDSON DE LIMA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLOVIS LAERDSON DE LIMA GOMES
DATA : 06/02/2025
HORA: 19:00
LOCAL: PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO:

ÁREA DE TRIÂNGULOS E QUADRILÁTEROS Sequência Didática para o Ensino Semipresencial


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática. Cálculo de áreas de triângulos e quadriláteros. Sequência Didática.


PÁGINAS: 63
RESUMO:

O ensino de geometria no Brasil sofreu mudanças significativas ao longo do tempo. A introdução da Matemática Moderna teve como consequência um enfraquecimento na aprendizagem dessa área essencial. Em alguns casos, a geometria deixou de ser abordada nas escolas e, quando é tratada, os professores tendem a focar apenas nos conteúdos algébricos, negligenciando o desenvolvimento das habilidades geométricas dos alunos. Diante do exposto, o presente trabalho busca identificar: Que potencialidades apresenta uma sequência didática voltada para o ensino de cálculo de áreas de triângulos e quadriláteros, estruturada segundo as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual, destinada aos alunos da rede pública de ensino fundamental de Educação de Jovens e Adultos – EJA na modalidade semipresencial? Para abordar essa questão, foram definidos alguns objetivos específicos, tais como: Obter informações que contribuíssem para a elaboração da sequência didática a partir de pesquisa na literatura; captar a percepção de professores sobre o ensino de cálculo de áreas de triângulos e quadriláteros, principalmente no que tange às dificuldades e aos obstáculos nos processos de ensino e de aprendizagem; analisar os livros didáticos destinados aos alunos da escola pública. Ademais, foi desenvolvido um estudo do conteúdo cálculo de áreas de triângulos e quadriláteros dentro do rigor matemático e, a partir desses estudos, foram elaboradas atividades para compor uma sequência didática que foi aplicada e avaliada pelos professores para os alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da zona urbana de Parauapebas. Após a aplicação, será realizada a avaliação do desempenho dos alunos frente à resolução de questões envolvendo cálculo de áreas de triângulos e quadriláteros e a participação destes na empiria proposta mediante o relato dos professores. Após a aplicação das sequências, os dados serão analisados à luz da análise do discurso. Dessas análises, a intenção é: se é possível concluir que houve ou não indícios de aprendizagem ao longo do processo, destacadas em cada um dos professores participantes. Por fim, a partir dessa dissertação será gerado um Produto Educacional intitulado Área de triângulos e quadriláteros: Sequência Didática para o Ensino Semipresencial.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 5858852 - ACYLENA COELHO COSTA
Presidente - 469289 - MIGUEL CHAQUIAM
Externo ao Programa - 490431 - NATANAEL FREITAS CABRAL
Notícia cadastrada em: 05/02/2025 10:45
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