ROLEPLAYING GAME E FUNÇÃO EXPONENCIAL
Ensino de Matemática; Jogos no Ensino de Matemática; Roleplaying Game; Função Exponencial
Esta pesquisa é um aprofundamento e ampliação de um trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Matemática, tendo em vista os problemas pertinentes a consolidação dos conteúdos matemáticos relacionados a função exponencial. Dentre as diversas alternativas metodológicas para o ensino de matemática, o uso de jogos, segundo Fiorentini e Miorim (1990), gera interesse por parte dos professores, visto, principalmente, pelo seu caráter motivador e lúdico. Nesse cenário emerge o roleplaying game como uma possibilidade de implementação em contextos escolares. Contudo, essa modalidade ainda é pouco conhecida por professores. Vislumbrando a possibilidade de interrelacionar função exponencial e roleplaing game, levantamos o seguinte questionamento: Que variante do Roleplaying Game pode ser elaborado, para alunos do ensino médio, com vista a consolidar conteúdos relacionados a função exponencial? Para obter elementos e argumentos que corroborem em responder ao questionamento apresentado, foi traçado como objetivo geral Elaborar um Livro-Jogo, variante do Roleplaying Game, destinado a alunos do ensino médio, com vistas a consolidar conteúdos relacionados a função exponencial. Essa pesquisa foi classificada quanto a sua Natureza, como Aplicada, quanto a sua Abordagem, como Qualitativa. Ademais, quanto aos seus Objetivos, como Exploratória, uma vez que iremos explorar possibilidades e cenários sob diversos prismas com a finalidade de ganhar familiaridade e adquirir novos insights sobre uma situação atual e, quanto aos seus Procedimentos, Bibliográfica, pois, será realizado a partir do levantamento de referencial teórico e revisão bibliográfica, publicadas em meios físicos ou eletrônicos, tendo por finalidade o aprimoramento e a atualização do conhecimento ancorada numa investigação científica de obras publicadas. Como resultados parciais, da revisão da literatura decidiu-se pela elaboração de um Livro-Jogo, variante do roleplaying game. Em relação ao livro didáticos, constatou-se que parte das questões é do tipo manipulação, caracterizada pelo cálculo algorítmico com ênfase na destreza, rotineiros, sistematização e aplicação de regras e fórmulas. Em suma, os livros didáticos apresentam estrutura semelhante, com poucas variações.