Uma Sequência Didática Para o Ensino de Congruência de Triângulos
Ensino de Matemática. Congruência de Triângulos. Sequência Didática. Malha Isométrica.
Apresentam-se os resultados parciais de uma pesquisa de mestrado profissional em ensino de Matemática, cujo objetivo foi investigar as potencialidades didáticas de uma sequência didática construída especificamente para o ensino de Congruência de Triângulos. A problemática levantada na pesquisa preliminar indicou que o objeto matemático Congruência de Triângulos vem sendo tratado como ferramenta para desenvolvimento de outros objetos matemáticos, como estudo de quadriláteros, de modo que algumas características e propriedades desse objeto não são tratadas em pesquisas e livros didáticos do Ensino Fundamental e, consequentemente, não é estudado em toda a sua complexidade. Essa complexidade foi revelada ao longo da pesquisa por meio de um estudo histórico-epistemológico sobre o objeto matemático, segundo Chaquiam (2020; 2022). Na revisão de estudos, levantou-se indicações metodológicas e materiais didáticos que apresentam potencial para o ensino de geometria, elegeu-se a malha isométrica como recurso para construção de conhecimentos que envolve os casos de congruência de triângulos. Adotou-se como proposta de ensino a sequência didática estruturada como Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC), conforme Cabral (2017). Como norteador do percurso metodológico da pesquisa adotou-se a Teoria das Situações Didáticas (TSD) desenvolvida por Brousseau e a metodologia desenvolvida por Silva, Chaquiam, Cabral (2022). O constructo desenvolvido apresenta três atividades planejadas e articuladas entre si para desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que envolvem Congruência de Triângulos. Após execução das instruções no exame de qualificação, pretende-se aplicar a sequência em uma turma regular do 8º ano do Ensino Fundamental, da rede pública de ensino. Os dados coletados na experimentação serão áudio transcrições e registros escritos dos sujeitos da pesquisa, analisados conforme Análise Microgenética e Análise do Discurso. Na elaboração desse material didático considerou-se a qualidade dialógica do processo de ensino e aprendizagem, bem como a aprendizagem colaborativa. A pesquisa inicial apresentada indica novos olhares sobre o ensino de geometria, tanto como campo de saber, quanto como elemento essencial para desenvolvimento de argumentação matemática.