Banca de DEFESA: FRANCISCA VALDIELLE GOMES SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCA VALDIELLE GOMES SILVA
DATA : 14/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: CAMPUS I CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO, SALA 04 BLOCO VI
TÍTULO:

Arcos e Ângulos: Uma sequência didática para o Ensino Médio inspirada na arquitetura histórica de Sobral/CE.2020


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática. Arcos. Ângulos. Sequência didática. Ensino Médio. Arquitetura histórica.


PÁGINAS: 234
RESUMO:

Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo analisar os efeitos que uma sequência didática por Etnomatemática e por atividade propocionam, na construção do conhecimento de arcos e ângulos em uma turma de 1º ano do Ensino Médio. Neste sentido, o presente estudo busca resposta para o seguinte questionamento: Quais os efeitos que uma sequência didática por Etnomatemática e por atividades propocionam, para uma melhor aprendizagem de arcos e ângulos em uma turma de 1º ano do Ensino Médio? Para isso, utilizamos como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática que fundamenta as quatro etapas da investigação: análises prévias; concepção e análise a priori; experimentação; análise a posteriori e validação; além da Etnomatemática como metodologia de ensino e aprendizado, que subsidia a construção da sequência didática no contexto da cultura, história e arquitetura de Sobral-CE; o Ensino por Atividades que estrutura as atividades e orienta os momentos de ensino e o Construtuvismo que propociona o entendimento do raciocínio do aluno na resolução das questões. Na primeira etapa da investigação, as análises prévias, fizemos uma revisão de estudos e um estudo diagnóstico, sobre arcos e ângulos, com estudantes do 2º ano do Ensino Médio da cidade de Sobral-CE. Na segunda etapa da pesquisa, concepção e análise a priori, apresentamos uma sequência didática para o ensino de arcos e ângulos composta por onze atividades, construídas observando as difuculdades detectadas nas análise prévias e a metodologia de ensino anteriormente mencionada.A terceira etapa do estudo, experimentação, deverá ocorrer no segundo semestre de 2020 ou primeiro semestre de 2021. Nela faremos a aplicação do pré-teste, das atividades da sequência didática e do pós-teste, em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Sobral–CE. Na ultima etapa, análise a posteriori e validação, explicamos como vamos realizar a análise dos resultados obtidos na experimentação, que ocorrerá através de uma abordagem qualitativa dos registros dos estudantes obtidos durante a aplicação, que depois será confrontado com as análises a priori, com a fundamentação teórica e a problemática da pesquisa, afim de efetivar o processo de validação. A abordagem quantitativa, ocorrerá com a comparação dos percentuais de acertos e erros no pré-teste e no pós-teste e da técnica de inferência estatística, Teste de Hipóteses, para obtermos conclusões dos efeitos da metodologia de ensino na experimentação. Apresetaremos os resultados e conclusões finais da pesquisa, na dissertação finalizada, proveniente deste estudo, que originará um produto educacional que poderá ser uma alternativa didático metodológica para professores de matemática no ensino de arcos e ângulos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6002684 - FABIO JOSE DA COSTA ALVES
Externo à Instituição - JOSÉ MESSILDO VIANA NUNES - UFPA
Presidente - 5860865 - ROBERTO PAULO BIBAS FIALHO
Notícia cadastrada em: 13/12/2022 10:38
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