Banca de DEFESA: ELTON CARLOS DE SOUSA MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELTON CARLOS DE SOUSA MELO
DATA : 15/04/2025
HORA: 15:00
LOCAL: SALA DO GOOGLE MEET
TÍTULO:

NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLANTAÇÃO, REPERCUSSÕES E DESAFIOS NA PRÁTICA DOCENTE DA DISCIPLINA GEOGRAFIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE CASTANHAL/PA.


PALAVRAS-CHAVES:

Currículo; Geografia; Ensino.


PÁGINAS: 88
RESUMO:

As mudanças propostas no currículo nacional, a partir da criação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), geraram transformações no ensino de geografia nas escolas da rede pública estadual no município de Castanhal, na Amazônia, o que levou professores e instituições a reorganizarem suas práticas pedagógicas diante dessa nova matriz curricular, produzindo efeitos no processo ensino-aprendizagem e na prática dos docente da disciplina geografia. Desde então, algumas questões norteiam a problemática dessa discussão em termos de teoria e prática. Diante dessa premissa, esse estudo tem como objetivo analisar as implicações da nova matriz curricular do ensino médio no contexto da base nacional comum sobre a disciplina geografia nas escolas da rede estadual do município de Castanhal, no estado do Pará. Os procedimentos e estratégias metodológicas iniciaram a partir de um vasto levantamento bibliográfico e documental para dar suporte teórico às questões voltadas à discussão da teoria de currículo e a nova matriz e suas repercussões. Adotamos como recorte espaço-temporal a transição para a nova matriz correspondente aos anos 2022/2023, coleta de amostragem de dados, a qual ocorreu no município de Castanhal, nas escolas da rede estadual Elcione Zaluth Barbalho e Cônego Leitão, onde entrevistamos professores, gestores escolares e gestora da DRE-Castanhal a fim de obter uma base de dados no campo para fomentar essa discussão. A partir destes procedimentos, buscamos alcançar os objetivos específicos de analisar as principais mudanças ocorridas no ensino de Geografia nas escolas e no trabalho docentes, assim como estratégias de gestores na implantação dessa nova matriz e as reinvindicações dos professores diante dessas mudanças. Como resultado, percebemos uma redução das cargas horárias da disciplina Geografia, interferindo na qualidade de ensino, professores atuando fora de suas formações oficiais, escolas não preparadas para desenvolver a diversidade de percursos e itinerários formativos propostos na BNCC. Neste cenário, a Geografia, dada a importância de seus estudos por parte dos estudantes, foi diretamente impactada com essas mudanças.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 5433053 - ANTONIO DE PADUA DE MESQUITA DOS SANTOS BRASIL
Externo à Instituição - LAIS RODRIGUES CAMPOS - UFG
Interno - 57202059 - WILLAME DE OLIVEIRA RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 15/04/2025 08:38
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