Apresentação

       A engenharia de software é a área da computação responsável pelo estabelecimento de técnicas e práticas para o desenvolvimento de software cobrindo uma ampla área de aplicações, tais como engenharia de software corporativo, sistemas e portais web, aplicações em dispositivos móveis e computação na nuvem.

       Software é elemento imprescindível no mundo contemporâneo. Construir software exige a disponibilidade de profissionais devidamente aptos a fazer uso da engenharia de software, ou engenheiros de software. Atualmente, o software desempenha um papel central em quase todos os aspectos da vida cotidiana, apoiando a execução de diversas atividades realizadas pelo homem. Os produtos de software estão entre os mais complexos dos sistemas artificiais e tem propriedades inerentes que torna a sua construção uma atividade extremamente desafiadora. Segundo a Brasscom (BRASSCOM) e o governo brasileiro, para exportar US$ 8 bilhões em software até 2019, o Brasil terá que formar “130 mil novos desenvolvedores de software”. A sociedade para a promoção do software brasileiro, Softex (Softex), e órgãos de fomento à pesquisa como o CNPq [CNPq] e a FINEP [FINEP] têm estimulado, por meio de editais específicos, o desenvolvimento de software pelo caráter estratégico para o país.

       O cenário atual de desenvolvimento da região com um intenso processo e urbanização, a implantação de projetos de desenvolvimento econômico e social, sugere enormes desafios na formação de recursos humanos que possam lidar com esta realidade. Estes empreendimentos além de fomentarem mudanças sociais, ambientais e econômicas significativas, gerarão uma grande demanda por recursos humanos qualificados, especialmente na área tecnológica, para a solução dos diversos problemas tecnológicos, sociais e ambientais que surgirão. O esforço governamental, orientado para fortalecer e estabelecer na Amazônia, instituições e grupos de pesquisas que atuem na produção de novas tecnologias e no desenvolvimento da região, anuncia-se como significativo.

       Considerando, portanto, as grandes possibilidades de desenvolvimento econômico e social da área de inserção da Universidade do Estado Pará – UEPA, a ampliação das possibilidades de qualificação profissional torna-se uma tarefa prioritária para a região. No que se refere especificamente à área de tecnologia da informação, de acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia, estima-se que o Brasil terá um crescimento de 10%, contra 3% no restante do mundo.

       Exige, portanto, um perfil específico de profissional da área de Computação, inexistente até então na região de abrangência da UEPA. No Brasil, a oferta do Bacharelado em Engenharia de Software ainda não é significativa, embora seja numerosa pelo mundo. Na região, o número de profissionais é ainda muito menor do ideal. Muitas empresas precisam utilizar serviços terceirizados da área, e tem que recorrer a profissionais e empresas de outras cidades.

       Tal abrangência aumenta a procura por profissionais com conhecimento para desenvolver, implantar e gerenciar sistemas que atuem no suporte às atividades operacionais e forneçam informações para auxiliar decisões gerenciais e estratégias para a organização. Vislumbrando esse cenário, o Curso de Bacharelado em Engenharia de Software, apresenta-se como excelente alternativa de formação profissional, indo ao encontro de uma profissão em franca expansão e carente de profissionais com sólida formação humanista, técnica e acadêmica, para o desenvolvimento de uma sociedade que convive lado a lado com os efeitos da tecnologia no dia a dia.

       O Bacharel em Engenharia de Software contará com uma formação voltada para o desenvolvimento do raciocínio lógico e conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais computacionais que estimulam sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas voltados aos diversos setores da sociedade. Pois, as soluções serão sempre pautadas pelos princípios que regem a sociedade, tais como aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística.

 
Coordenação do Programa: WANDERSON ALEXANDRE DA SILVA QUINTO

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: BACHAREL EM ENGENHEIRA DE SOFTWARE Área de Conhecimento CNPQ: Engenharias Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 25/09/2023 - 27/09/2023 · Matrícula para o período 2023.2.
  • 11/09/2023 · Início do período letivo 2023.2.
  • 25/09/2023 - 27/09/2023 · Matrícula para o período 2023.2.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2023 - UEPA - sigaa-apl1.instancia1